PET-LETRAS UFAL:

A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL

Autores

Palavras-chave:

PET Letras Ufal. Identidade visual. Comunicação institucional

Resumo

O presente relato rememora eventos e episódios da história do PET Letras Ufal, a partir do ano de 2011, que inspiraram a produção de uma identidade visual mais coesa e constante nas iniciativas do grupo. A última década foi marcada tanto pela expansão como pela consolidação da presença digital dos grupos PET como um todo. Isto marcou a transição da comunicação tradicional dos grupos PET para além dos canais institucionais de suas universidades e a incorporação de estratégias mais adequadas às mídias sociais e seu forte apelo quanto ao uso de elementos audiovisuais. Esta adequação aos tempos se traduz em um maior apelo aos recursos gráficos e visuais nos eventos e produções dos grupos PET, bem como em abordagens comunicativas mais próximas da comunidade acadêmica e do público em geral por intermédio de redes sociais. A partir do ano de 2011, o grupo PET do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas promoveu uma série de iniciativas que consolidaram uma identidade visual distinta e coerente para todos os seus projetos e documentos. Isto representou uma postura modernizante do grupo, então em preparação para as comemorações do seu vigésimo quinto aniversário. A identidade visual produzida pelo PET Letras Ufal em 2011 foi, portanto uma base para a imagem institucional desenvolvida pelo grupo ao longo da década de 2010.

Referências

VERÇOSA, Victor Mata. Orientações para uso das marcas e documentos. Maceió: PET

Letras, 2011.

_____________. Proposta de nova marca. Maceió: PET Letras, 2011.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

VERÇOSA, V. M. PET-LETRAS UFAL: : A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 123–133, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12443. Acesso em: 4 out. 2022.