COMO UM LIVRO SENDO RELIDO:

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLUBE PET DE LEITURA

Autores

  • Anderson da Silva Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Rafael Lima Lobo dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

PET Letras Ufal. Clube PET de Leitura. Literatura

Resumo

O Clube PET de Leitura é uma atividade que foi construída pelo PET Letras Ufal, em 23 de abril de 2019, idealizada como um clube de leitura coletiva que visava a criação de um ambiente, dentro da Universidade Federal de Alagoas, aberto ao compartilhamento de experiências com textos literários. Ele foi guiado pela ideia de literatura como uma necessidade universal de caráter humanizador (CANDIDO, 1995); como espaço que permite entender que cada um é diferente do outro (MACHADO, 2011); e pela ideia de leitura como processo coletivo de produção de sentido do texto (TRAGINO, 2013). Este trabalho diz respeito ao nosso relato de experiência enquanto dois integrantes discentes egressos do grupo acerca dessa atividade, tomando como base os dois anos de desenvolvimento e realização em que nós participamos como bolsistas. Descrevemos a atividade, relatamos o primeiro ciclo e seu caráter experimental, o segundo ciclo e as adaptações que surgiram em um contexto pandêmico e destacamos as suas contribuições.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Alagoas e egresso do PET Letras Ufal (2018-2020).

Rafael Lima Lobo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Alagoas e egresso do PET Letras Ufal (2018-2020).

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

FUNKE, Cornelia. Sangue de tinta. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leituras. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

TRAGINO, Arnon. O leitor, a leitura, o livro e a literatura na estética da recepção e na história cultural. Revista Mosaicum, n. 18, 2013. Disponível em: <https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/219>. Acesso em: 28 May 2021.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, A.; LIMA LOBO DOS SANTOS, R. COMO UM LIVRO SENDO RELIDO: : RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLUBE PET DE LEITURA. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 48–57, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12454. Acesso em: 29 jan. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)