REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE CONTOS

Autores

  • Edlene Silva Oliveira e Andrade EREFEM Agrícola de Umãs

Palavras-chave:

Leitura de Contos. Literatura Inglesa. Tecnologias.

Resumo

Este relato apresenta uma proposta de trabalho para leitura de contos em língua estrangeira moderna, Inglês, apoiado na teoria dos gêneros textuais, conforme Marcuschi (2004), e da retextualização, conforme Dell’Isola (2007). Propõe que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública sejam desafiados a fazer uma retextualização de um conto em um vídeo, utilizando imagens, legenda e áudio. Esse desafio estabelece um objetivo de leitura e exige profundo conhecimento do texto base, conduzindo, assim, a compreensão e o  processo de escrita. Para esse objetivo, foram oferecidos diferentes contos de autores como Edgar Allan Poe, Ernerst Hemingway, Oscar Wilde, entre outros, os quais abordam temas relevantes para debates como obsessão, abuso sexual e empatia. Apresenta também reflexões sobre as dificuldades que a leitura de narrativas um pouco mais longas traz para alunos do ensino médio. Apesar disso, uma proposta diferenciada de estudo do texto possibilita motivá-los à compreensão. Foi o que demonstraram os resultados deste trabalho: oito vídeos diferentes e muita conversa sobre os textos escolhidos pelos alunos.

Biografia do Autor

Edlene Silva Oliveira e Andrade, EREFEM Agrícola de Umãs

Formada em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2008. Pós-graduada pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 2010 em Ensino de Língua Portuguesa. Atua na educaçao básica desde 2008 pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Referências

BLACKWOOD, Algernon. The Little Beggar. In: https://americanliterature.com/author/algernon-blackwood/short-story/the-little-beggar Acesso em 26/04/2019

BRASIL, Base Nacional Curricular Comum. In: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192

DELL’ISOLDA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007

FERREIRA, Ana Raquel. Literatura em inglês com contos de Edgar Allan Poe. Nova escola, Edição 261, 01 de Abril | 2013

HEMINGWAY, Ernest. A Cat in the Rain. In: MENEZES, Vera, [et al. Alive high: inglês 2ºano: ensino médio. 2ªed. São Paulo. Edições SM, 2016.

__________________ Up in Michigan In: https://docs.google.com/file/d/0B_Vh6yN_3DRHMHRWX3pxVW9lTEE/edit Acesso em 26/04/2019

JOYCE, James. After the race. In: https://americanliterature.com/author/james-joyce/short-story/after-the-race. Acesso em 02/05/2019.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

POE, Edgar Allan. Berenice. http://www.crc-peru.com/english_program/EnglishReaderPlan/ Berenice-Edgar_Allan_Poe.pdf Acesso em 15/08/2017

_______________ In: Tales of Mystery and Imagination. China: Oxford University Press, 2008.

_______________ The Oval Portrait. In: https://www.edisco.it/rainbows/wpcontent/uploads/sites/82/2016/12/the_oval_portrait_preview.pdf Acesso em 04/26/2019

WILDE, Oscar. The Happy Prince. In: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto /gu000902.pdf Acesso em 14/08/2017

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

ANDRADE, E. S. O. e. REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE CONTOS. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 145–154, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12459. Acesso em: 28 jan. 2022.