Adaptação e criação de material didático, o componente cultural e a dimensão digital em aulas de espanhol: vivências em um estágio de língua espanhola (Relato de experiência)
Palavras-chave:
Estágio de língua espanhola, Adaptação de material didático, Competência sociocultural, Dimensão digitalResumo
Resumo: o relato de experiência em questão foi desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado 4 do curso de Letras Espanhol EaD da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, no semestre letivo 2023.2. As discussões desenvolvidas no decorrer das aulas ministradas da disciplina, em diálogo com as práticas realizadas em sala de aula, nortearam a composição de um relato que culminou na reflexão de temáticas como a seleção e elaboração de materiais didáticos, a competência sociocultural e a dimensão digital das aulas de espanhol. Para isto, recorreu-se ao aporte teórico de Muñoz-Basols e Gironzetti (2019), Guillén Díaz (2004) e Herrera Jiménez (2019). Por meio do diálogo entre o aporte teórico trazido na disciplina e as práticas realizadas no decorrer do estágio, foi possível lançar novos olhares sobre estas temáticas e questões, frequentemente presentes na sala de aula de língua espanhola, consolidando e reestruturando a formação docente para a aquisição de novos sentidos e práticas.
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Referências
GUILLÉN DÍAZ, Carmen. Los contenidos culturales. In: SÁNCHEZ LOBATO, Jesús; SANTOS GARGALLO, Isabel (Org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madri: SGEL, 2004.
HERRERA JIMÉNEZ, Francisco José. La dimensión digital del aula de español. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.
MUÑOZ-BASOLS, Javier; GIRONZETTI, Elisa. Selección y elaboración de materiales didácticos significativos. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.
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