Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió

Autores

  • Ivy Gabrielli Pino de Lima Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a compreensão leitora de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Com base na perspectiva sociocognitiva da leitura, conforme os trabalhos de Kleiman (2013), Siqueira e Zimmer (2006), Koch e Elias (2010), Silveira e Oliveira (2015), este trabalho apresenta o processo de ativação de conhecimentos prévios, os objetivos do ato de ler e as estratégias cognitivas e metacognitivas. A pesquisa seguiu a abordagem metodológica qualitativo-interpretativa com aporte quantitativo. A coleta de dados deu-se numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió, utilizando como instrumentos para a coleta de dados os testes múltipla escolha e cloze. Pelo caráter interventivo, a pesquisa também se classifica como pesquisa-ação, pois o contato sistemático dos participantes com os testes possibilitou identificar as suas dificuldades, assim como contribuir para o desempenho na compreensão leitora. Os resultados demonstram que os alunos-participantes sentem dificuldade para compreender as questões inferenciais. É possível concluir que o trabalho sistemático com a aplicação de técnicas e estratégias de leitura poderá surtir efeito positivo se ocorrer com mais frequência nas escolas.

Biografia do Autor

Ivy Gabrielli Pino de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Aluna do curso de Letras/português da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

01/04/2018

Como Citar

PINO DE LIMA, I. G. Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 16 – 32, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/4080. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos