Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.39-54

Palavras-chave:

Leitura. Livros Didáticos. Políticas cognitivas. Linguística Aplicada. Educação Linguística

Resumo

Neste artigo, procuro discutir como o tema das políticas cognitivas pode contribuir para o debate sobre o ensino de leitura na escola brasileira. Com base em uma perspectiva cartográfica, que recolhe resultados de pesquisas, exemplos de livros didáticos e minha experiência como professor-pesquisador, parto do debate sobre Educação Linguística no enquadre teórico-ético da Linguística Aplicada e busco nos conceitos de Leitura Integrativa e de Políticas Cognitivas referenciais para discutir as bases que sustentam a leitura na escola. Sem buscar generalizações, como exemplos, trago atividades de livros didáticos, tomando-os como metonimizadores das expectativas que a escola coloca sobre professores e alunos. A abordagem aqui construída pretende contribuir para irmos, no debate sobre o ensino de leitura, além da discussão sobre os textos que circulam no tempo-espaço escolar, sendo necessária também a análise das atividades de leitura trazidas nos materiais, pois elas constroem modelos de leitura e perfis de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

VARGAS, Diego da Silva. Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 39–54, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.39-54. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11091. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.