Concepções de leitura: diferentes perspectivas para a linguagem e o texto em sala de aula

Autores

  • Fernanda Callefi Panichella Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2015v2n56p42-59

Palavras-chave:

Discurso, Leitura, Sala de aula.

Resumo

Este artigo tem como proposta discutir e analisar textos relacionados às três concepções de leitura que Koch e Elias (2006) apresentam. Tomando como base o foco (i) no texto, (ii) no autor, (iii) na interação Também utilizaremos como aporte teórico as reflexões de Coracini (1995, 2005), que estão fundeadas em uma crítica aos modelos estruturalistas e interacionistas, com respaldo na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa a fim de mostrar que este modelo é bastante adequado no trabalho com práticas de leitura em sala de aula e será demonstrado uma atividade de leitura com base na Análise do Discurso.


DOI: 10.28998/2317-9945.2015v2n56p42-59

Biografia do Autor

Fernanda Callefi Panichella, Universidade Estadual de Maringá

Mestre na área de Letras e Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

17/12/2016

Como Citar

PANICHELLA, F. C. Concepções de leitura: diferentes perspectivas para a linguagem e o texto em sala de aula. Leitura, [S. l.], v. 2, n. 56, p. 42–59, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.2015v2n56p42-59. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2204. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigo