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Estudos Linguísticos

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Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas

Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas

O número temático “Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas” foca na produção textual colaborativa e nas atividades metalinguísticas verbalizadas por alunos e professores do Ensino Fundamental.
Esses dois tópicos têm significativa relevância para a compreensão dos processos de escritura em contexto de sala de aula, considerando que o diálogo entre os atores da sala de aula é um elemento fundamental para o ensino e a aprendizagem da língua escrita. Ao explorar como os alunos e professores interagem e dialogam durante situações de produção textual colaborativa, este tema busca iluminar aspectos verbais relacionados ao manuscrito escolar em construção.
A produção textual colaborativa permite que os estudantes trabalhem em conjunto, sob o acompanhamento do professor, compartilhando ideias e, ao mesmo tempo, revisando diferentes aspectos linguísticos relativos ao que estão linearizando. Esse processo oferece uma rica oportunidade para investigar como as falas dos escreventes e do professor interferem no manuscrito em construção pelos alunos, revelando como eles verbalizam os diferentes objetos textuais identificados e as múltiplas camadas dos processos de escritura.
Paralelamente, as atividades metalinguísticas – expressas através de comentários sobre a própria escrita – oferecem insights valiosos sobre o conhecimento linguístico e a consciência metalinguística dos alunos e suas estratégias para solucionar os problemas textuais reconhecidos. Elas são fundamentais para entender o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e autorregularão na escrita, aspectos essenciais para a formação de alunos produtores de textos.
Esse número temático não apenas visa ampliar o conhecimento acadêmico sobre produção colaborativa em contexto escolar, mas também pretende fornecer interpretações que possam otimizar os processos de ensino e aprendizagem da escrita em contextos escolares. Convidamos artigos que discutam pesquisas empíricas, diferentes abordagens metodológicas e análises teóricas que contribuam para uma compreensão mais ampla e profunda desses fenômenos no âmbito educacional.

Dossiê de Estudos Literários: Desvairadas para além de 22

Este dossiê reúne trabalhos acadêmicos que, por meio de perspectivas teóricas e críticas pautadas nas questões de gênero, na crítica literária feminista, no revisionismo, e/ou na ecologia, abordam
a literatura e outras artes produzidas por mulheres a partir de um recorte temporal que compreende os últimos cem anos, tendo como marco inicial o ano de 1922, relevante para a literatura brasileira por
causa da Semana de Arte Moderna. Compreender e discutir o papel histórico e político das mulheres nos movimentos de vanguarda, a partir de sua atuação nos campos da estética, da produção teórica, da atuação política e da recepção de suas obras são alguns dos objetivos que norteiam a proposição deste dossiê. Diante desse recorte, serão aceitos trabalhos que problematizem a participação das mulheres nesse período, desde a Semana de Arte Moderna até os anos 20 do século 21, seja como artista, escritora, crítica, ou em outros papéis significativos, bem como trabalhos que apresentem leituras feministas e/ou ligadas às discussões de gênero de obras de escritorxs modernistas brasileirxs quanto estrangeirxs, bem como a autoria feminina dos últimos cem anos.

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista

Este dossiê pretende reunir pesquisas inscritas na teoria materialista do discurso na linha de Michel Pêcheux que desenvolvam estudos sobre o discurso da/na sociedade capitalista, ou seja, que tomem a
sociedade capitalista e suas inúmeras discursividades como objeto. Nesta perspectiva, busca-se refletir sobre as condições de produção da formação social capitalista levando em consideração seus
fundamentos na propriedade privada, na lógica do capital, na produção de mercadorias, na exploração da força de trabalho, nas lutas de classes e conflitos delas derivados, nas práticas do Estado
burguês e suas políticas neoliberais. Como diz Pêcheux, no texto “O discurso, estrutura ou acontecimento”, o discurso é efeito e trabalho nas filiações sócio-históricas. É, pois, nessa compreensão dialética do discurso enquanto efeito e trabalho nas práticas sócio-históricas que este dossiê espera receber textos que articulem o dizer com as condições materiais e ideologias de
reprodução/transformação das relações de produção da sociedade capitalista. Espera-se, também, artigos que reflitam sobre o sujeito constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo
inconsciente destacando, sobretudo, a determinação histórica dos sujeitos e dos sentidos em seu caráter material nos processos de resistência-revolta-revolução. 

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