Encontros sonoros, IBÃ HUNI KUIN e estudantes de Artes da UFSB

Autores

  • Augustin Gondallier de Tugny Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB https://orcid.org/0000-0003-2232-7584
  • Alessandro Facundes Bezzera Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB
  • Daniel Durans Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB
  • Leonardo Holanda Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB
  • Màrcio de Almeida Costa Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.especial.10981

Palavras-chave:

Formação artística. Encontros de saberes. Criação sonora. Mahku.

Resumo

Esse texto apresenta a Formação em Artes da UFSB em suas relações com o Encontro de Saberes, relata a experiência de um ateliê de formação artística com a presença do mestre Ibã Huni Kuin e os desdobramentos que estudantes músicos deram às suas criações depois de sua intervenção.

Biografia do Autor

Augustin Gondallier de Tugny, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

- doutor em Artes pela Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

- professor adjunto - Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB.

Alessandro Facundes Bezzera, Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB

estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes - CFA - UFSB

Daniel Durans, Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB

estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes - CFA - UFSB

Leonardo Holanda, Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB

estudante da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias - IHAC-CSC - UFSB

Màrcio de Almeida Costa, Centro de Formação em Artes, CFA - Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB

estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes - CFA - UFSB

Referências

ALMEIDA, Naomar Monteiro de; et alii. Plano orientador. Itabuna. UFSB, 2014. Disponível em: http://www2.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/Plano-Orientador-UFSB-Final1.pdf Acesso em: 18 de agosto de 2020.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação, poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/15390705/Haroldo_de_Campos_a_transcria%C3%A7%C3%A3o_po%C3%A9tica Acesso em: 18 de agosto de 2020.

CARVALHO, José Jorge de. “Espetacularização” e “Canibalização” das Culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21(1), p. 39-76, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/viewFile/23675/19331 Acesso em: 18 de agosto de 2020.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes, INCTI, CNPq, UnB. Disponível em: http://www.findglocal.com/BR/Bras%C3%ADlia/241590339264234/Encontro-de-Saberes----Incti-CNPq-UnB Acesso em: 18 de agosto de 2020.

KAXINAWA, Isaías Sales Ibã. Nixi pãe: o espírito da floresta. Rio Branco: CPI-AC, 2006.

KAXINAWA, Isaías Sales Ibã; MANA, Joaquim. Nossa musica; Tradição e atualidade dos cantos Huni Kuin. In : QUEIROZ, R.C ; TUGNY, R.P. (org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte; Editora UFMG, 2006.

LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawwa, Acre). Rio de Janeiro; Topbooks, 2007.

MAIA, Dedê (org.). KENE – A arte dos Huni Kuin. Rio de Janeiro; CNPCP, 1999.

MATTOS, Amilton Pelegrino; KAXINAWA, Isaías Sales Ibã. Quem é quem no pensamento huni kuin ? O Movimento dos artistas Huni Kuin. Cadernos de Subjetividade. N. 18, p. 67-80, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cadernossubjetividade/issue/view/1985 Acesso em: 18 de agosto de 2020.

MATTOS, Amilton Pelegrino; KAXINAWA, Isaías Sales Ibã. Escrita da imagem, escrita do corpo, escrita da terra – A Universidade do Movimento dos Artistas Huni Kuin. Anais da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia v. 3 n. 3. 2017. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/issue/view/81 Acesso em: 18 de agosto de 2020.

MATTOS, Amilton Pelegrino. Lecciones de la investigación indígena: El Makhu – movimiento de los artistas Huni Kuin. Index, Revista de Arte contemporáneo, n. 00, p. 88-95. 30 dec. 2015. Disponível em: http://revistaindex.net/index.php/cav/article/view/13 Acesso em: 18 de agosto de 2020.

SCHAEFFNER, André. Origine des Instruments de Musique. Introduction ethnologique à l’histoire de la musique instrumentale. 2 ed. Paris: Mouton éditeur, 1980.

TUGNY, Augustin de. Decolonizar as Artes na Universidade. In: GONÇALVES, G.; TUGNY, R. P. (org.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Salvador: Edufba, (no prelo), 2020.

Downloads

Publicado

17/12/2021

Edição

Seção

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências