Glamour e precarização na Praça Tiradentes: Metáforas, temporalidade e narrativas de um logradouro público.

Authors

  • Jesus Marmanillo Pereira UFMA
  • Ana Paula Pinto Pereira UFMA

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.5.5315

Keywords:

Metáforas, Antropologia Urbana, Imperatriz-MA

Abstract

Tendo como recorte o cenário urbano de Imperatriz-MA, e mais especificamente a Praça Tiradentes, o presente estudo tem como ponto de partida a busca de uma aproximação entre Antropologia e a noção de metáfora, com o objetivo de analisar as relações entre as narrativas fornecidas pelos atores sociais que dinamizam aquele lugar e os diferentes itinerários pessoais e contextos temporais. Nesse exercício, nos valemos das contribuições de autores como Lakoff e Johnson (1986), kövecses (2010), Geertz (1989) e Turner (2008; 1986), por meio dos quais buscamos problematizar a experiência e os significados do lugar para os atores sociais entrevistados e para a nossa própria atitude de pesquisa. Para tanto, recorremos aos diálogos estabelecidos com antigos moradores, com trabalhadores atuais, produção de imagens, e observação direta, a fim de explorar as potencialidades analíticas das metáforas em relação às narrativas.

Downloads

Author Biographies

Jesus Marmanillo Pereira, UFMA

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e História (2007) pela mesma instituição. Possui também licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do  Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana.

Ana Paula Pinto Pereira, UFMA

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia Universidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz) e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens (LAEPCI)

References

BACHELARD, Gaston, 1884-1962 A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento / Gaston Bachelard; tradução Esteia dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro : Contraponto, 1996

DAMATA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6° Ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DAWSEY, John C.. Por uma antropologia benjaminiana: repensando paradigmas do teatro dramático. Mana, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 349-376, Oct. 2009 .

GEERTZ, Clifford. Um Jogo Absorvente: Notas sobre a Briga de Galo Balinesa. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LAKOFF, George y JOHNSON, Mark Metáforas de la vida cotidiana, Colección Teorema, Ediciones Cátedra, 1986.

NOLETO, Agostinho. O Portal da Amazônia. Imperatriz, MA: Ética, 2008.

SANCHES, Edmilson. Enciclopédia de Imperatriz. Imperatriz: Instituto Imperatriz, 2003.

KOVECSES, Zoltán. Metaphor, language, and culture. DELTA, São Paulo , v. 26, n. spe, p. 739-757, 2010.

TURNER, Victor “Dewey, Dilthey, and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience”. In TURNER, Victor, e BRUNER, Edward M. (orgs). The Anthropology of Experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press1986.

Published

2019-04-17

Issue

Section

Cidades Comparadas: Estudos em Contextos Urbanos Contemporâneos