OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de; TELLA, Marco Aurélio PAZ (org). Etnografias Urbanas: Espaço, Imagem e Diferença. João Pessoa: Guetu, 2017.
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.5.7676Palavras-chave:
etnografia, cidade, João PessoaResumo
Palavras e percepções sobre inserção em campo, violências e apropriação de espaços, aparecem em quase todo o Etnografias Urbanas – espaço, imagem e diferença na cidade, organizado por Luciana Maria Ribeiro de Oliveira e Marco Aurélio Paz Tella, mas que envolve um total de 23 pesquisadoras e pesquisadores. Trata-se do primeiro livro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas, originário da Universidade Federal da Paraíba, mas que, segundo os organizadores, se expande à Universidade Federal de Campina Grande. O grupo se apresenta em três linhas: Manifestações Urbanas e Audiovisual; Marcadores Sociais da Diferença; e Apropriações e Interações em Espaços Públicos. As três definem também a disposição dos manuscritos na publicação que é, sem dúvida, um convite aos pesquisadores e etnógrafos das ciencias sociais à produção. Produção sem medo de erros e apontamentos teóricos metodológicos, mas com indicação de crescimento e abertura às novas posibilidades criativas. Os textos apontam a necessidade de continuidade e aprofundamento em termos de interpretações específicas. Os trabalhos perpassam aspectos de interações e relações em seis cidades, sendo cinco na Paraíba - João Pessoa, Mamanguape, Itapororoca, Campina Grande, Cabedelo; e uma em Pernambuco, Recife.
Referências
BENSA, Albán. “Da micro-história a umaantropologia crítica”. In: REVEL, Jacques (org).Jogos de Escalas: A experiência da micro-análise. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 39-76.
FLEISCHER, S. R.; BONETTI, A. Etnografia Arriscada: Dos limites entre vicissitudes e “riscos” no fazer etnográfico contemporâneo. Teoria& Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 7–17, 2007.
INGOLD, Tim. Chega de Etnografia! A Educação pela Atenção como propósito da Antropologia. Educação – revistaquadrimestral, v. 39, n. 3, p. 404-411, 2016.
______, AntropologiaNão é Etnografia. Tradução e revisão para a língua portuguesa brasileira feita por Caio Fernando Flores Coelho e Rodrigo CiconetDornelles, de acordocom texto original publicado em: INGOLD, Tim. Epilogue: “AnthropologyisnotEthnography”. In: ______. BeingAlive. Routledge: London and New York, 2013. pp. 229-243.
OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de; TELLA, Marco Aurélio Paz. Etnografias Urbanas – espaçoimagem e diferença na cidade. João Pessoa: Guetu, 2017.
PECHMAN, Robert Moses. Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.