Uso de Altimetrics para Avaliação de Periódicos Científicos Brasileiros em Ciência da Informação

Andrea Gonçalves do Nascimento, Nanci Elizabeth Oddone

Resumo


Explora a aplicação de métricas alternativas para avaliação de periódicos científicos brasileiros na área de Ciência da Informação. Empregando a ferramenta Altmetric Explorer, identifica as citações recebidas pelos artigos publicados nos periódicos da área no período de 2011 a 2015. Os resultados encontrados demonstram que ainda são poucos os periódicos científicos brasileiros na área de Ciência da Informação para os quais é possível gerar métricas alternativas de citação. No entanto, dentro desse reduzido universo, observou-se um aumento progressivo, a cada ano, na ocorrência de citações aos artigos nas fontes alternativas medidas pelo serviço Altmetric.com, indicando o crescimento do uso de redes sociais para divulgação e compartilhamento de informações pela comunidade acadêmicos.

Palavras-chave


Altmetrics. Métricas alternativas. Periódicos científicos.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.

Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

      

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.