Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Ciência da Informação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins como Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Engenharia de Produção e Museologia.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos à Ciência da Informação em Revista é realizada usando o sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. Havendo manifesta e relevante discordância entre os avaliadores, o artigo é submetido a um terceiro avaliador.

Os avaliadores são pesquisadores e/ou professores doutores na área de Ciência da Informação e áreas afins com reconhecido domínio junto à comunidade científica sobre a temática objeto do artigo.

Os avaliadores são externos à instituição editora deste periódico, conforme qualificação progressiva.

Periodicidade

Ciência da Informação em Revista foi, no período de 2014 a 2021, uma publicação quadrimestral, com números publicados nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. No ano de 2022, o periódico passou a para a periodicidade anual com a adoção da política de publicação contínua, com volumes lançados no mês de janeiro e encerrados no mês de dezembro de cada ano. Excepcionalmente, poderão ser publicados números especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta informação se encontra também presentes nos artigos via licença utilizada.

Política de Integridade e Reputação

A Política de Integridade e Reputação da Ciência da Informação em Revista tem como fundamento o conjunto de diretrizes sobre ética, integridade e plágio, na produção, comunicação e divulgação técnico-científica, e visa, a um só tempo, atender aos aspectos legais vigentes, à qualidade da produção, à boa imagem e à reputação desta publicação. 

Todos os preprint submetidos à Ciência da Informação em Revista são previamente avaliados quanto ao atendimento às boas práticas científicas, conforme as Diretrizes sobre ética e integridade na prática científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Promoting integrity in scholarly research and its publication do Committee on Publication Ethics (COPE).

No processo de detecção de plágio, utiliza-se a ferramenta CopySpider

Havendo, a qualquer momento, identificação de práticas que violem aquelas diretrizes, a produção está sujeita aos processos de correção, retratação e/ou exclusão, parcial ou totalmente, conforme o caso. Os dois primeiros processos são de responsabilidade dos respectivos autores da produção; este, do periódico, sob supervisão do Conselho Editorial.

Histórico Qualis | CAPES

Plataforma Sucupira/CAPES | Qualis

 

Quadriênio 2017-2020

Qualis B1

 

Quadriênio 2013-2016

Administração, Ciências Contábeis e Turismo - B3

Comunicação e Informação - B5

Ensino - B5

Geografia - B5

História - B4

 

Ano base 2015

Biodiversidade - B5

Ciências Biológicas I - B5

Digital Object Identifier (DOI)

A Ciência da Informação adota o Digital Object Identifier (DOI) sob o prefixo 10.28998, na identificação dos artigos.

Histórico do periódico

Ciência da Informação em Revista foi lançada em 2014 vinculada ao Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (CBIB/UFAL), visando a ampliação e a qualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas, bem como, em médio prazo, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), nesta instituição.

A Equipe Editorial  procurou, desde o início, adequar o periódico aos critérios de qualidade estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  e, como resultado, este passou a ser indexado na base Qualis  da Plataforma Sucupira logo no ano seguinte ao de seu lançamento. Neste ínterim, outras bases e diretórios, nacionais e internacionais, passaram a indexá-lo também, com destaque para BRAPCI, DOAJLATINDEX, RCAAP, REDIB e ULRICH'S.

A partir do volume 5, número 3 (2018), o periódico ingressa em um crescente processo de consolidação editorial, os trabalhos a este submetidos passaram a ser avaliados exclusivamente por membros externos à instituição editora deste periódico. Além disso, o Conselho Editorial foi ampliado e qualificado com o ingresso de renomados pesquisadores nacionais e internacionais.

Ainda neste ano, o periódico afiliou-se à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e, conforme planejado inicialmente, vinculou-se ao PPGCI/UFAL. 

A partir do volume 6, número 1 (2019), o periódico passa a adotar regularmente o Digital Object Identifier (DOI) sob o prefixo 10.28998.

No período de 2014 a 2021, teve periodicidade quadrimestral. Porém, a partir do ano de 2022, o periódico ingressa num processo de transição para o sistema de fluxo contínuo de publicação, com volumes lançados no mês de janeiro e encerrados no mês de dezembro de cada ano.