Home-office na produção científica da América Latina e Caribe: evolução e impulso na pandemia de Covid-19

evolution and impulse in the Covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8109-126

Resumo

Home-office é um tema relevante no mundo do trabalho e recebeu impulso com a pandemia de Covid-19, que exigiu a adaptação do trabalho ao distanciamento social. Este artigo analisa a produção científica dos países da América Latina e Caribe sobre home-office nas últimas duas décadas. Com abordagem cientométrica, baseada nos dados de artigos indexados na Web of Science (WoS) e SciELO Citation Index (SciELO CI), analisa a evolução dos estudos, os periódicos de circulação regional e internacional, a distribuição geográfica e temática e a colaboração na coautoria dos artigos. Os resultados mostram um tema em desenvolvimento, com intenso crescimento a partir da pandemia de Covid-19, que combina um enfoque prioritário em periódicos e idiomas locais com a publicação em canais internacionais. Mais
explorado nas Ciências Sociais, o assunto registra baixa colaboração internacional e desenvolve-se em torno de temáticas centrais como teletrabalho, saúde, educação e Covid-19. Conclui-se que o impulso recebido pelo assunto na pandemia de Covid-19 tende a ampliar e diversificar as pesquisas e as discussões sobre o home-office como forma de trabalho de caráter provisório, excepcional ou sistemático na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto 1 A do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bibliotecária do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Alvarez, G. R., & Santin, D. M. (2023). Home-office na produção científica da América Latina e Caribe: evolução e impulso na pandemia de Covid-19: evolution and impulse in the Covid-19 pandemic. Ciência Da Informação Em Revista, 8(3), 109–126. https://doi.org/10.28998/cirev.%y8109-126

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports