Home-office na produção científica da América Latina e Caribe: evolução e impulso na pandemia de Covid-19
evolution and impulse in the Covid-19 pandemic
Resumo
Home-office é um tema relevante no mundo do trabalho e recebeu impulso com a pandemia de Covid-19, que exigiu a adaptação do trabalho ao distanciamento social. Este artigo analisa a produção científica dos países da América Latina e Caribe sobre home-office nas últimas duas décadas. Com abordagem cientométrica, baseada nos dados de artigos indexados na Web of Science (WoS) e SciELO Citation Index (SciELO CI), analisa a evolução dos estudos, os periódicos de circulação regional e internacional, a distribuição geográfica e temática e a colaboração na coautoria dos artigos. Os resultados mostram um tema em desenvolvimento, com intenso crescimento a partir da pandemia de Covid-19, que combina um enfoque prioritário em periódicos e idiomas locais com a publicação em canais internacionais. Mais
explorado nas Ciências Sociais, o assunto registra baixa colaboração internacional e desenvolve-se em torno de temáticas centrais como teletrabalho, saúde, educação e Covid-19. Conclui-se que o impulso recebido pelo assunto na pandemia de Covid-19 tende a ampliar e diversificar as pesquisas e as discussões sobre o home-office como forma de trabalho de caráter provisório, excepcional ou sistemático na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.