A infoeducação na literatura mundial
análise da produção científica indexada na Web of Science
Resumo
Aborda o tema infoeducação na literatura internacional, apresentando uma análise da produção científica dos artigos indexados na Web of Science no período de 2016-2020 de forma a identificar como esse tema vem sendo tratado no debate acadêmico contemporâneo. Caracteriza-se como um estudo exploratório, em uma base de dados de natureza multidisciplinar que agrega vasto conteúdo em diversas áreas do conhecimento, Web of Science, que pode ser acessada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), procedendo com pesquisa bibliográfica e documental. Após analisar os dados coletados, identificou-se que as publicações sobre a temática infoeducação em nível internacional ainda apresentam-se pouco representada dentro dessa base de dados escolhida para a pesquisa. Por meio dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que a temática infoeducação situa-se entre dois campos distintos do conhecimento, a saber: Ciência da Informação e Educação. Desta feita, tais campos possuem especificidades que lhes conferem legitimidade. No entanto, percebeu-se que o entrelaçamento desses campos faz emergir novos conceitos que merecem ser estudados, a exemplo dos conceitos: infoeducação, educação para a mídia, literacia da informação, competência em informação, conceitos já consagrados na área de Ciência da Informação.
Palavras-chave: Infoeducação; Web of Science; Competência em informação; Ciência da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.