Anúncios

Fique informado sobre as novas edições e chamadas da Revista Crítica Histórica.
  • Chamada para Dossiê Especial: 60 ANOS DEPOIS: o golpe civil-militar de 1964 e a ditadura no Nordeste

    2023-09-26

    Prazo para submissões: 15 de março de 2024.

    A proposta do Dossiê “60 anos depois: o golpe civil-militar de 1964 e a ditadura no Nordeste” organizado por Ana Rita Fonteles Duarte (Universidade Federal do Ceará) e Anderson da Silva Almeida (Universidade Federal de Alagoas) dialoga com uma historiografia recente produzida no País, que reivindica o aprofundamento analítico e desvela a complexidade que envolveu a ditadura civil-militar no Brasil e suas relações com setores expressivos da sociedade, como também com instituições e indivíduos (Dreyfuss, 1981; Reis Filho, 2005; 2014; 2016; Quadrat; Rollemberg, 2010; Cardoso, 2012). Partindo do quadro teórico proposto por Rodrigo Patto Sá Motta (2014; 2016), sugere-se a publicação de artigos que resultem de pesquisas originais e recentes, que enfrentem problemas historiográficos sob a tríade das “adesões, acomodações e resistências” como também, dos “apoios, enfrentamentos e metamorfoses” que marcaram o período autoritário na região Nordeste. Outro aspecto que o Dossiê pretende abordar diz respeito às relações entre Memórias, História, Trajetórias, Silêncios e Ressentimentos sobre o período, contribuindo, assim, para a atualização dos estudos sobre o tempo-espaço mencionado, no marco da passagem dos sessenta anos do golpe de 1964, em um contexto marcado pelo avanço negacionista e o reaparecimento dos militares como protagonistas da política nacional. Por fim, estimula-se avançar para além do golpe em si, abrangendo todo o período da ditadura que ele inaugura e a lenta transição em um país que ainda navega no leito de uma jovem, frágil e sempre inacabada democracia, edificada em conciliações e violências que prevalecem dos litorais aos sertões em nordestes fabricados, inventados (Albuquerque Júnior, 1999) sempre fugidios às explicações simplistas e reducionistas.

     

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê Especial: 60 ANOS DEPOIS: o golpe civil-militar de 1964 e a ditadura no Nordeste
  • Suspensão temporária do recebimento de artigos de Fluxo Contínuo

    2023-07-03

    Prezados/as/es autores/as,

    Comunicamos que a Revista Crítica Histórica está temporariamente suspendendo o recebimento de artigos de Fluxo Contínuo, devido ao grande número de textos recebidos nos últimos meses. Para não prejudicar os/as/es autores/as e o bom andamento das avaliações, solicitamos, portanto, que atentem que receberemos nos próximos meses somente artigos para o Dossiê temático As histórias de vida: pesquisa e ensino de História, que está com chamada aberta até 15/10/2023.

    Agradecemos a compreensão,

    Saudações Cordiais,

    Comissão Editorial

    Saiba mais sobre Suspensão temporária do recebimento de artigos de Fluxo Contínuo
  • Registro ORCID

    2019-11-28

    Prezados leitores, autores e avaliadores,

    Buscando atender os critérios de qualificação para as revistas científicas solicitamos que atualizem em seu perfil o número de registro ORCID. 

    "A ORCID fornece um identificador digital persistente que a diferencia de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscritos e solicitações de bolsas, suporta a conexão automática entre você e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido".

    Abaixo link da plataforma para pesquisas e/ou cadastramento. Para autores o registro será obrigatório.

    https://orcid.org/signin

    A inserção do registro em seu perfil na Crítica Histórica além de nos auxiliar nas avaliações Qualis contribuirá para uma mais rápida conexão em rede das pesquisas apresentadas na nossa plataforma. 

     

    O tutorial para criar conta está disponível em https://www.conectibrasil.org/conecti-brasil-e-orcid/

     

    Contamos com a colaboração de todos!

     

    Saiba mais sobre Registro ORCID