História e Antropologia: relações teórico-metodológicas, debates sobre os objetos e os usos das fontes de pesquisa

Autores

  • Irineia Maria Franco dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0010

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as principais relações teórico-metodológicas entre as áreas de História e Antropologia e seus debates no uso das fontes de pesquisa e escolha dos objetos. Sabe-se que as temáticas enfocadas pela História a partir da década de 1970 privilegiaram objetos de pesquisa até então pouco trabalhados na historiografia o que levou a uma busca por referências de análise das ciências sociais. Assim, os estudos históricos dos grupos culturais e suas temáticas (religião, símbolos, arte, educação, relações comunitárias e de poder etc) passaram a usar métodos de coleta de dados e análise com influências antropológicas. Quer-se aqui, refletir o quanto esses usos são bem entendidos pelos pesquisadores e como as duas áreas se vêem na produção do conhecimento específico antropológico e histórico. O caráter interdisciplinar (multidisciplinar) das ciências sociais e humanas deve ser discutido com o intuito de aprimorar as suas relações e esclarecer suas diferenças levando em conta as perspectivas políticas por trás das escolhas teóricas.

Biografia do Autor

Irineia Maria Franco dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em História Social pela USP. Professora Adjunta dos cursos de História (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Diccionario de Filosofia. México: Fondo de Cultura Económico, 2004.

GALLINO, Luciano (org.). Dicionário de Sociologia. São Paulo: Editora Paulus, 2005.

BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LTC, 1989.

LINDOSO, Dirceu. Lições de Etnologia Geral: Introdução ao estudo dos seus princípios; seguido de Dois Estudos de Etnologia Brasileira. Maceió: Edufal, 2008.

M´BOKOLO, Elikia. África Negra: História e Civilizações. Tomo I (até o século XVIII). Salvador: Casa das Áfricas, EDUFBA, 2009.

MASSENZIO, Marcello. A História das Religiões na cultura moderna. São Paulo: Hedra, 2005.

SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. História e Etnologia. Lévi-Strauss e os embates em região de fronteira. Revista de Antropologia vol.42 n.1-2, São Paulo, 1999.

SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Questões de Fronteira: sobre a antropologia da história. Novos estudos - CEBRAP no. 72, São Paulo, July 2005.

Downloads

Publicado

01/06/2010

Como Citar

Franco dos Santos, I. M. (2010). História e Antropologia: relações teórico-metodológicas, debates sobre os objetos e os usos das fontes de pesquisa. Revista Crítica Histórica, 1(1). https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0010