AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: a experiência da auto-avaliação institucional na Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Autores

  • Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira ufal

Resumo

      O texto aborda a avaliação institucional na perspectiva da descentralização do Estado e da autonomia e da liberdade acadêmica. Relata a experiência da condução do processo de auto-avaliação institucional e da tentativa de se concretizar uma cultura avaliativa pela sistematização da auto-avaliação institucional em uma universidade do sistema público federal de ensino. Aponta as tensões e interações políticas e sociais dos sujeitos face à complexidade da avaliação e os obstáculos de ordem técnica e operacional que se colocam à aplicação das estratégias propostas. Conclui apresentando sugestões para viabilizar uma cultura avaliativa que se traduza efetivamente em melhor qualidade educativa.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, ufal

Professora Doutora do CEDU, atuando no PPGE e como assessora junto à Reitoria para ações relativas à avaliação institucional e dos cursos da UFAL. Participante do Basis do INEP.

Downloads

Publicado

08/10/2010

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. A. de. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: a experiência da auto-avaliação institucional na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/40. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos