PROFISSIONALIDADE POLIVALENTE E O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p133Resumo
A pesquisa tem como objeto de estudo a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a constituição da profissionalidade docente polivalente. Os dados referem-se à fase exploratória na qual foram aplicados questionários. Foram realizadas duas entrevistas pilotos e um grupo focal experimental em abril e novembro de 2009 e em março de 2010, respectivamente, com professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Os dados obtidos a partir das falas dos sujeitos foram submetidos à análise de conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Identificou-se três eixos estruturantes da profissionalidade polivalente: a relação professor-aluno, a relação escola e sociedade e a organização do trabalho pedagógico. Dentre eles destacamos aspectos da organização do trabalho pedagógico. O trabalho específico com a alfabetização parece ser caracterizador do trabalho do docente naquele nível de ensino. O fator tempo apresentou-se de forma ambígua, para caracterizar a profissionalidade polivalente. Observou-se ainda uma estreita relação entre as demandas atuais das políticas públicas educacionais e as formas próprias dos sujeitos de vivenciarem a polivalência.
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