Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p1-13Resumo
A técnica de grupo focal mostra-se presente em diferentes investigações, tornando-se mais comum, atualmente, encontrá-la nas pesquisas em Educação. O presente artigo divide-se em duas seções: a primeira baseia-se em uma revisão bibliográfica, reconhecendo os procedimentos, contextos, limitações e benefícios do uso da técnica do grupo focal em pesquisas qualitativas. Na segunda seção, apresenta-se um exemplo de utilização do grupo focal a partir de uma pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2017, que investigou as funções da escola na contemporaneidade pelo olhar de estudantes. Evidencia-se a identificação de possibilidades deste procedimento para a produção de dados consistentes na pesquisa qualitativa, assim como pistas sobre os desafios que emergem no desenvolvimento desta técnica grupal.
Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.