A PRODUÇÃO DE MAPAS GEOGRÁFICOS: RELATO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EM A.AC.E

Melhorias para o ensino de ciências geográficas no ensino médio.

Autores

  • Maria Eduarda Santos da Silva UFAL- Universidade Federal de Alagoas.
  • Arthur Santiago Gomes Marinho UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Francyelly Silva Pereira Universidade Federal de Alagoas - ICAT
  • Micaela Costa Viana UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Oscar Cavalcante Caetano UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Glauber Lopes Mariano UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Mapas, Apostila, Dadois meteorológicos

Resumo

A produção de mapas contendo informações de variáveis diversas é um recurso bastante utilizado em diversas áreas de conhecimento. Uma ferramenta bastante popular em quase todos os computadores ou mesmo em dispositivos mobile é o Microsoft Excel que possui como tarefa principal a criação e controle de planilhas eletrônicas. Nessa perspectiva, é que foi desenvolvido a tarefa de Extensão "Produção de Mapas Geográficos no Excel (usando variáveis meteorológicas)" dentro da disciplina METR125 - PROJETO DE EXTENSÃO 2 - PARTE II - ACE4. O objetivo do presente relato é apresentar a experiência dos graduandos no desenvolvimento de ações que visam introduzir o gerenciamento de mapas geográficos no Excel para os educadores. Além de ter sido oferecido vídeos no YouTube para instruir a formação desses comandos aos respectivos usuários. O desenvolvimento dessas atividades contribui para a comunidade acadêmica e também para o conhecimento e enriquecimento desses comandos no âmbito escolar.

 

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Santos da Silva, UFAL- Universidade Federal de Alagoas.

Tecnica ambiental - IFAL, Marechal Deodoro. Graduanda de bacharel em Meteorologia - UFAL ( ICAT)

Referências

.MEYER, Maximiliano. “O Que é Excel?”. 2013. Atualizado em 2018. Desnível em: <https://www.aprenderexcel.com.br/2013/tutoriais/o-que-e-excel>. Acesso em 05/09/2022

Secretária da Educação Básica e Ministério da Educação. “ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO”. 2066. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Página 51> Acesso em 19/09/2022

Instituto Nacional de Meteorologia. “Normais Climatológicas do Brasil”. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/normais>. Acesso em 10/10/2022

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Santos da Silva, M. E., Gomes Marinho, A. S. ., Silva Pereira, F. ., Costa Viana, M. ., Cavalcante Caetano, O., & Lopes Mariano, G. (2022). A PRODUÇÃO DE MAPAS GEOGRÁFICOS: RELATO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EM A.AC.E: Melhorias para o ensino de ciências geográficas no ensino médio. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14409

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