RADAR METEOROLÓGICO: INSTRUMENTO PARA ACADEMIA E A SOCIEDADE

RADAR METEOROLÓGICO: INSTRUMENTO PARA LA ACADEMIA Y LA SOCIEDAD

Autores

  • Micaela Costa Viana UFAL - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19465

Palavras-chave:

Extensão. Meio Ambiente. Sala de Alerta. Radar. Variáveis Atmosféricas. Eventos Climáticos.

Resumo

O Laboratório de Alerta Radar (LAR) é um espaço na Torre do Radar Meteorológico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), simulando uma sala de alerta para a prática de estudantes e técnicos e, também, para o envolvimento da sociedade e universidade. Em todo o mundo, tem ocorrido com bastante frequência eventos severos e, no estado de Alagoas, a instalação do Radar é de suma importância para a previsão do tempo dentro de um raio de até 400km de seu alcance, podendo prever com antecedência episódios que possam causar danos a sociedade. O objetivo pretendido é a vivência dos estudantes com a prática de alertas, estudos e análises de regimes de precipitação na região onde localiza-se o instrumento. Através das redes sociais e exposição na área dos instrumentos para as visitas, a conexão com a população é de esclarecimento e expansão do conteúdo científico no cotidiano da sociedade e aprendizado sobre sistemas atuantes que ocorrem no estado. Com isso, o diálogo da universidade com a população é motivado pela necessidade de se compartilhar conteúdos científicos e conhecimento sobre o instrumento meteorológico, que é eficiente para pesquisas e tem impacto positivo para a população.

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Biografia do Autor

Micaela Costa Viana, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Estudante de graduação do ICAT/UFAL

Referências

ANGELIS, C.F.de. Radar Meteorológico: Teoria, Conceitos e Aplicações. Disponível em: < http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/saoluis/curso/angelis/UFRJ_radar.pdf >. Acesso em: 23/03/2024.

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

Costa Viana, M. (2025). RADAR METEOROLÓGICO: INSTRUMENTO PARA ACADEMIA E A SOCIEDADE: RADAR METEOROLÓGICO: INSTRUMENTO PARA LA ACADEMIA Y LA SOCIEDAD. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19465

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