IMPACTOS NAS DIMENSÕES EM SAÚDE DE PARTICIPANTES DE VOLEIBOL EM UM PROGRAMA DE ESPORTE UNIVERSITÁRIO
Raphael Henrique da Silva Araújo
UFAL
Aritana Peixoto Ferreira da Silva
Universidade Federal de Alagoas
Vinicius Ferreira Jannotti
Universidade Federal de Alagoas
Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva
Universidade Federal de Alagoas
Hiago William Galdino Lima
Universidade Federal de Alagoas
Bianca Avila de Lima Sena Ferreira
Universidade Federal de Alagoas
Antonio Filipe Pereira Caetano
Universidade Federal Alagoas
https://orcid.org/0000-0003-0704-5386
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v13.15246
Palavras-chave: Saúde, Atividade física, Qualidade de vida , Extensão Universitária, Voleibol
Resumo
A manutenção do estilo de vida saudável é um dos principais desafios da população universitária que pode ser auxiliado por programa de extensão de esporte universitário. O objetivo deste estudo é verificar as alterações nas dimensões em saúde (física, social, mental e espiritual) em praticantes da modalidade voleibol em um programa de extensão universitária. Tratou-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e modelo de intervenção. Foram aplicados os questionários para avaliar o nível de atividade física (IPAQ), qualidade de vida (WHOQOL), ansiedade (BAI) e satisfação com saúde espiritual (SWBQ), bem como medidas antropométricas e testes de aptidão física. Para verificar a diferença das variáveis foi utilizado o Test T-Pareado.Participaram 27 sujeitos, 59% homens, 33% das ciências biológicas, 88,9% sem doenças e praticantes de atividade física (59,25%). Após seis meses de intervenção detectou-se mudanças significativas nas variáveis de flexão de braço (p=0,021), dobra suprailíaca (p=0,045), na dimensão lazer de AF (p=0,012), no volume geral de AF (p=0,013), no domínio psicológico da qualidade de vida (p=0,019) e nos domínios pessoal (0,050) e comunitário (p=0,019) da satisfação com saúde espiritual. Conclui-se que a prática em esporte de extensão universitário pode contribuir para melhoria de dimensões da saúde dos participantes.
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Biografia do Autor
Raphael Henrique da Silva Araújo, UFAL
Raphael Henrique da Silva Araújo - graduado em Educação Física (Licenciatura), graduando em Educação Física (Licenciatura), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas
Aritana Peixoto Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas
Aritana Peixoto Ferreira da Silva - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitora/voluntária do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.
Vinicius Ferreira Jannotti, Universidade Federal de Alagoas
Vinícius Ferreira Jannotti - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas
Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva, Universidade Federal de Alagoas
Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas
Hiago William Galdino Lima, Universidade Federal de Alagoas
Hiago William Galdino Lima - graduando em Educação Física (Licenciatura), monitor/voluntário do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.
Bianca Avila de Lima Sena Ferreira, Universidade Federal de Alagoas
Bianca Ávila de Lima Sena Ferreira - graduanda em Educação Física (Licenciatura), monitora/voluntária do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.
Antonio Filipe Pereira Caetano, Universidade Federal Alagoas
Graduado em Educação Física e História, Mestre em História e Doutor em História. Professor do Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do LAEL - Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física, Esporte e Lazer
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