SENTIDOS E DESAFIOS DA VIDA UNIVERSITÁRIA: ATELIÊS COM BLOGS REFLEXIVOS
SENSES AND CHALLENGES OF UNIVERSITY LIFE: WORKSHOPS WITH REFLECTIVE BLOGS
Rosemeire Reis
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Matheus Ivan da Silva Chagas
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Julya Myrele Rosendo de Almeida
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Laura Santos de Oliveira
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Lara Jordana Lima da Silva
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v17.17461
Palavras-chave: Extensão. Vida universitária. Juventudes. Sentidos. Desafios. Blogs reflexivos.
Resumo
Carta Pedagógica sobre relatos e diálogos ocorridos numa roda de conversa realizada durante o evento Semana de Extensão e Cultura/2023, na Universidade Federal de Alagoas.
Downloads
Biografia do Autor
Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Doutora em Educação. Professora Associada do Centro de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação.
Matheus Ivan da Silva Chagas, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduado em Pedagogia. Centro de Educação/UFAL
Julya Myrele Rosendo de Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduada em Pedagogia. Educadora Social atuando no Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares. Mestrando em Educação (PPGE/CEDU/UFAL).
Laura Santos de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduada em Pedagogia. Professora da rede municipal de ensino de Marechal Deodoro. Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)
Lara Jordana Lima da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduada em Pedagogia. Pedagoga da instituição Pestalozzi de Maceió. Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)
Referências
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, 93p.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out.-dez. 2017.
DELORY-MOMBERGER, Christine. La recherche biographique en éducation. Fondements, méthodes, pratiques. Paris : PUSG, 2014, 230 p
REIS, Rosemeire. Pesquisa biográfica e heterobiografização. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 2020, p. 295-309
REIS, Rosemeire. Diálogos entre Questões de Pesquisa que Orientam a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot e a Pesquisa Biográfica em Educação de Christine Delory-Momberger. Revista Internacional Educon, 2(3), 2020, p. 1-18.
REIS, Rosemeire. Juventudes, vida universitária e relação com o saber: contribuições das narrativas de si. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 30–57, 2022
REIS, Rosemeire; CHAGAS, Matheus, Ivan; OLIVEIRA, Laura Santos de; SILVA, Lara Jordana Lima da; ALMEIDA, Julya Myrele Rosendo de. Desafios vivenciados na universidade: relatos a partir de uma pesquisa-formação. In: REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica Silvana (Orgs). Juventudes, Culturas e Formação: experiências e trajetórias de pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
TINTO, Vincent. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Estados Unidos, Amityville, v. 0, p. 1-16, 2017.
