CINEPET LETRAS NA ESCOLA:

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DO CINEMA EM AÇÃO

Autores

  • Iago Espindula de Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Fabiana Pincho de Oliveira Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-4430-4861

Palavras-chave:

Cinema; Linguagem Audiovisual; Educação

Resumo

No ambiente escolar, são raros os espaços de aproximação da arte cinematográfica de outras manifestações artísticas ou de estudo da sétima arte, sem tratá-la como recurso didático de segunda ordem. Dessa forma, com o intuito de integrar e possibilitar a existência de um ambiente que promova o diálogo entre petianos, estudantes da educação básica e produções cinematográficas contemporâneas, surgiu a atividade CinePET Letras na escola, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este texto apresenta o relato dessa ação, realizada numa escola pública de Maceió em 2019, em parceria com os integrantes do Programa Residência Pedagógica (RP) da Faculdade de Letras. Os objetivos foram: a) fomentar nos alunos de uma escola pública o interesse pela cultura e pela linguagem do cinema, através da exibição de curtas-metragens e b) incentivar a discussão sobre temas variados que promovessem a formação crítica, reflexiva e cidadã dos estudantes, por meio da ampliação do repertório cultural e da promoção de diálogos entre os conteúdos escolares e as questões políticas e socioculturais mais complexas e abrangentes, conforme orienta a Base Nacional Currricular Comum (BNCC). Os resultados mostraram a integração dos participantes de dois importantes programas das licenciaturas (PET e RP) na busca de um espaço de sensibilização para linguagem do cinema e para a reflexão de temas importantes na formação social e cultural dos estudantes envolvidos na atividade.

Biografia do Autor

Iago Espindula de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participou do PET Letras Ufal no período de 2018-2020.

 

Fabiana Pincho de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Tutora do PET Letras Ufal desde 2017.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm. Acesso em: 14.3.2019

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Práticas documentárias na escola, em busca de novos olhares. Revista na Ponta do Lápis, n. 31, ano XIV, julho de 2018.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

ESPINDULA DE CARVALHO, I.; PINCHO DE OLIVEIRA, F. . CINEPET LETRAS NA ESCOLA: : AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DO CINEMA EM AÇÃO. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 39–47, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12461. Acesso em: 29 jan. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)