LINGUAGEM E(M) DIÁLOGOS:

A SEMANA DE LETRAS COMO EVENTO CIENTÍFICO-CULTURAL MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Mileyde Luciana Marinho Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Camilla de Castro Marcelino Universidade Federal de Alagoas
  • Júlia Cunha Alves Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial. Linguística e Literatura. Evento acadêmico. Evento cultural. Multidisciplinaridade.

Resumo

A Semana de Letras é um evento anual do PET Letras Ufal, composto por atividades acadêmicas e culturais que contemplam diversas áreas, temas e perspectivas teóricas, voltado para os/as alunos/as de graduação, mas abertas a toda a comunidade acadêmica. Neste trabalho, objetivamos relatar a construção do evento e os resultados obtidos em decorrência de sua realização, refletindo sobre seu caráter científico-cultural multidisciplinar e articulando essa reflexão com a filosofia do PET. Para tanto, selecionamos as atividades da X Semana de Letras e consultamos atas de reuniões do PET Letras Ufal, relatórios do evento e o Manual de Orientações Básicas do PET (MOB). Constatamos que as atividades acadêmicas proporcionam a divulgação, discussão, reflexão e avaliação da produção científica da Faculdade de Letras, além de possibilitarem o contato com pesquisadores, discentes e docentes de outras universidades, ampliando a formação acadêmica em Linguística e Literatura. As atividades culturais, por sua vez, permitem que artistas exponham suas produções e promovem o contato do público com as mais variadas expressões artísticas, como apresentações musicais e teatrais, exibições de produções audiovisuais, pictóricas, fotográficas e afins. Concluímos que, em consonância com o MOB (BRASIL, 2006), o evento estimula os/as petianos/as a desenvolverem capacidade de trabalho em equipe e competências individuais; proporciona a toda a comunidade acadêmica experiências que integram temas, questões e saberes diversos, visando à formação acadêmica e global; propicia a formação crítico-reflexiva necessária na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Mileyde Luciana Marinho Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Letras Francês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participou do grupo PET Letras Ufal no período 2015 a 2018.

Camilla de Castro Marcelino, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participou do grupo PET Letras Ufal no período 2015 a 2018. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de Alagoas.

Júlia Cunha Alves Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participou do grupo PET Letras Ufal no período 2014 a 2018. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192>. Acesso em: 15 maio 2021.

COSTA, Alessandra Nunes da et al. Exposição artística no meio acadêmico: o contato com a arte através da Expoletras. Anais do IV Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia: ciências, saberes e sociedade em rede. Maceió, 2017. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/anaisdocaiite/issue/viewIssue/242/63>. Acesso em: 20 maio 2021.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

MARINHO SILVA, M. L.; MARCELINO, C. de C.; CAVALCANTE, J. C. A. LINGUAGEM E(M) DIÁLOGOS: : A SEMANA DE LETRAS COMO EVENTO CIENTÍFICO-CULTURAL MULTIDISCIPLINAR. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 68–76, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12647. Acesso em: 17 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)