Multiletramentos para o ensino de língua materna: experiências de um estágio supervisionado em Língua Portuguesa (relato de experiência)
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Sequência didática, Produção textual, Aprendizagem cooperativaResumo
Neste artigo, refletimos sobre as atividades de ensino realizadas em turmas do 8º ano do ensino fundamental durante o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Os fundamentos que nortearam nossa atuação foram os estudos sobre multiletramentos na escola de Rojo (2012), a qual fala sobre a importância da adequação da escola às novas necessidades da sociedade; aprendizagem cooperativa, como os de Cochito (2004) e Lima (2016), os quais ressaltam os benefícios do trabalho em grupo na construção de conhecimento coletiva, entre outros. A metodologia utilizada partiu do trabalho sobre sequências didáticas de Dolz, Joaquim et al (2004). Diante disso, entendemos que as novas práticas de letramentos exigem do professor e da escola novas práticas pedagógicas e a metodologia de aprendizagem cooperativa pode ser um caminho para que os alunos sejam postos no centro do processo de ensino e aprendizagem, lugar no qual a participação deles torna-se mais expressiva e significativa.
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Referências
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