A ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DA COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Jose Venicius Ramos da Silva UFAL
  • Nadja Eudocia UFAL
  • Fabiana Pincho de Oliveira UFAL

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Livro Didático, Abordagem Sociocognitiva

Resumo

A avaliação da compreensão leitora é uma prática muito presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa. No entanto, as abordagens propostas por meio de exercícios, algumas vezes, apresentam um enfoque mecanicista e centrado exclusivamente na decodificação, comprometendo a exploração do texto em seus múltiplos sentidos, conforme defende Marcuschi (2003). Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns exercícios de compreensão leitora no livro didático de língua portuguesa, especificamente no 1º capítulo do livro Geração Alpha (2018), da editora SM Educação, destinado ao 9° do ensino fundamental II. A análise realizada fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2003; 2008), Kleiman (2002), Koch & Elias (2013) e Geraldi (2015), os quais abordam a leitura na perspectiva sociocognitiva. As questões analisadas viabilizam um trabalho de compreensão textual pertinente com as abordagens sociocognitiva e interacionista de leitura. Concluímos que o livro didático é um aliado na docência e um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, mas o ponto chave é que o docente conheça o seu material de trabalho e use conforme suas realidades de ensino e de aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2023-05-14

Como Citar

RAMOS DA SILVA, Jose Venicius; LINS, Nadja Eudocia dos Santos Lins; DE OLIVEIRA, Fabiana Pincho. A ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DA COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista Areia, [S. l.], v. 6, n. 7, p. 23–35, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/15085. Acesso em: 2 dez. 2024.

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