“Tem NEM tempo de respirar”: o papel da prosódia na dramatização da experiência pessoal em narrativas orais

Autores

  • Talita de Oliveira
  • Liana de Andrade Biar

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201352.249-269

Palavras-chave:

Narrativa, Performance, Recursos prosódicos

Resumo

O presente artigo focaliza o papel da prosódia como importante dispositivo de avaliação encaixada (LABOV, 1972) que confere carga dramática e emocional à narrativa, contribuindo na construção do self do narrador. Considerando as narrativas como performances (BAUMAN, 1986; RIESSMAN, 2008), o trabalho focalizará a performance narrativa/identitária de três alunas de uma escola de nível médio-técnico que dramatizam o cotidiano de exaustão física de suas atividades estudantis. Ao encenarem sua rotina de estudos em tempo integral, as alunas fazem uso de recursos prosódicos, resultando na dramatização de um cotidiano marcado pela escassez de tempo e pelo cansaço corpóreo.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v2n52p249-269

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Biografia do Autor

Talita de Oliveira

Doutora em Letras. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil.

Liana de Andrade Biar

Doutora em Letras. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil.

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Como Citar

OLIVEIRA, Talita de; ANDRADE BIAR, Liana de. “Tem NEM tempo de respirar”: o papel da prosódia na dramatização da experiência pessoal em narrativas orais. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 52, p. 249–269, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201352.249-269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1482. Acesso em: 7 out. 2024.

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