Recursos prosódicos usados na fala de apresentadores de telejornal- uma análise fonético-acústica comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201759.185-203

Palavras-chave:

telejornalismo, prosódia, fonética, análise acústica, linguística.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar dados fonético-acústicos e perceptivo-auditivos das narrações de fala de uma dupla de apresentadores de telejornal de uma mesma emissora de televisão, investigando as mudanças ocorridas em mais de vinte anos de carreira. Para o corpus da análise acústica e perceptivo-auditiva, foi escolhido um telejornal apresentado por essa dupla, no início da carreira, exibido nacionalmente nos anos 80. Esse mesmo telejornal foi regravado atualmente por esses mesmos apresentadores, simulando uma apresentação verdadeira. Os aspectos prosódicos avaliados foram: frequências (média, máxima e mínima); intensidade (média) e duração dos segmentos vocálicos. A partir da análise dos dados, concluímos que ambos os sujeitos avaliados, apresentaram atualmente uma narração com mais naturalidade e coloquialidade. As frequências médias, máximas e mínimas foram os parâmetros prosódicos que mostraram mudanças mais significativas. Este trabalho representa uma contribuição relevante à linguística, à fonoaudiologia e ao telejornalismo, na medida em que contribui para uma maior compreensão da evolução dos aspectos comunicativos envolvidos na linguagem de telejornalistas brasileiros.


DOI: 10.28998/2317-9945.2017v2n59p185-203

 

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Biografia do Autor

Gabriela Silveira Sóstenes, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

Fonoaudiologia/ Linguística/ comunicação

Aldir Santos De Paula, Universidade Federal de Alagoas -UFAL

Letras- Português

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

SÓSTENES, Gabriela Silveira; DE PAULA, Aldir Santos. Recursos prosódicos usados na fala de apresentadores de telejornal- uma análise fonético-acústica comparativa. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 59, p. 185–203, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201759.185-203. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/3066. Acesso em: 5 out. 2024.

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