A modalização na notícia: estratégia para a construção da imparcialidade do gênero
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.67-82Palabras clave:
Notícia, Modalização, Livro didático.Resumen
Este artigo objetiva apresentar as estratégias utilizadas pelo jornalista para a construção da imparcialidade na notícia “Padre desaparece em voo com balões de festas” presente no livro didático Português Linguagens de Cereja e Magalhães (2009). Para atingir esse propósito, foram utilizadas as contribuições de Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwlly (2004), Neves (2006), Koch (2002), Coracini (1991), Lage (1990), Lustosa (1996), entre outros. Observou-se que a modalização é uma estratégia que o jornalista utiliza para simular a imparcialidade na notícia. Essa pesquisa, portanto, traz contribuições tanto teóricas quanto práticas em relação ao estudo do gênero notícia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.