A modalização na notícia: estratégia para a construção da imparcialidade do gênero
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.67-82Palavras-chave:
Notícia, Modalização, Livro didático.Resumo
Este artigo objetiva apresentar as estratégias utilizadas pelo jornalista para a construção da imparcialidade na notícia “Padre desaparece em voo com balões de festas” presente no livro didático Português Linguagens de Cereja e Magalhães (2009). Para atingir esse propósito, foram utilizadas as contribuições de Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwlly (2004), Neves (2006), Koch (2002), Coracini (1991), Lage (1990), Lustosa (1996), entre outros. Observou-se que a modalização é uma estratégia que o jornalista utiliza para simular a imparcialidade na notícia. Essa pesquisa, portanto, traz contribuições tanto teóricas quanto práticas em relação ao estudo do gênero notícia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.