O trabalho com narrativas audiovisuais no ensino de Libras como L2 para ouvintes

Autores

  • Aryane Santos Nogueira Universidade Estadual de Campinas
  • Janaina Cabello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2016v1n57p320-347

Palavras-chave:

ensino de Libras, segunda língua, narrativas, vídeos, alunos ouvintes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trazer o relato de experiência das autoras no que se refere a situações de ensino de Libras como L2 para alunos ouvintes, tendo como proposta pedagógica, fundamentada em uma abordagem de ensino de língua comunicativa, a elaboração de narrativas audiovisuais pelos alunos participantes de cursos de Libras. Considerando que os estudos sobre metodologias para o ensino de língua de sinais ainda são em pequeno número, a intenção é contribuir para a área de metodologias e estratégias de ensino, sobretudo no que se refere ao ensino-aprendizado de Libras como segunda língua para/por alunos ouvintes.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2016v1n57p320-347

Biografia do Autor

Aryane Santos Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue. Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas - SP, Brasil. E-mail: aryane.santos.nogueira@gmail.com

Janaina Cabello, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação. Docente do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/ Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. E-mail: cabello.jana@gmail.com

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Publicado

31/10/2017

Como Citar

NOGUEIRA, A. S.; CABELLO, J. O trabalho com narrativas audiovisuais no ensino de Libras como L2 para ouvintes. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 57, p. 320–347, 2017. DOI: 10.28998/2317-9945.2016v1n57p320-347. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2650. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias Linguísticas - Línguas de Sinais