O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2020v0n67p55-68

Palavras-chave:

Leitura, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de leitura na versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental Anos Finais tendo em vista a perspectiva teórica assumida pelo documento. A pesquisa que dá origem a este artigo é de natureza qualitativa e foi desenvolvida através das referências para análise de conteúdo apresentada por Moraes (1999) e sobre estudo de documentos (SÁ-SILVA et al, 2009). O corpus é formado pelas seções da BNCC referentes à área de linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais. A fundamentação teórica consiste numa revisão dos conceitos e reflexões em torno da leitura a partir de contribuições de Cafiero (2005), Fuza (2010), Garcez (2000), Gough (1990), Kleiman (2013), Leffa (1996), Kato (1985) e Rojo (2002). A análise de dados está organizada em duas partes. Na primeira, através de informações explícitas no documento, identificamos a perspectiva teórica assumida, e, na segunda, a partir de indícios linguísticos, inferimos o conceito de leitura do documento. Por fim, nas considerações finais, cotejamos esses dois achados em busca da coerência entre ambos. Os resultados apontam para uma o entendimento da leitura como uma atividade complexa, interativa, social e discursiva, a partir de situações reais que envolvam práticas leitoras.

Biografia do Autor

Mayara Carvalho Peixoto, Colégio Alfredo Dantas

Mestra em Linguagem e Ensino pela UFCG, na área de Língua Materna. Licenciada em Letras - Português pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2015). Docente com atuação na área de Escrita, Análise Linguística e Literatura (Educ. Básica). Foi bolsista PIBID-Letras/UFCG de 2012 a 2015. Extensionista do Pré-Vest/Pró-ENEM/UEPB em 2013. Atualmente faz parte do projeto de pesquisa intitulado Transposição didática e representação social sobre eixos/objetos de ensino de língua portuguesa no ensino médio, desenvolvido na UFCG.

Denise Lino Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Denise Lino de Araújo é professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas orienta pesquisas de mestrado e doutorado.Idealizadora e coordenadora do Projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino 

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Publicado

15/12/2020

Como Citar

PEIXOTO, M. C.; LINO DE ARAÚJO, D. L. O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 55–68, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.2020v0n67p55-68. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10954. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)