O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19
Palavras-chave:
covid-19, instagram, marketing científico digital, popularização da ciência, Universidade Federal de SergipeResumo
O presente artigo apresenta uma análise sobre o marketing científico digital como uma ferramenta para a popularização da ciência por meio da conta oficial do Instagram da Universidade Federal de Sergipe. Analisou-se as publicações que abordaram assuntos referentes à Covid-19, no ano de 2020, totalizando 155. O objetivo dessa pesquisa é identificar nas publicações do Instagram da UFS, ações de marketing científico digital que visem a popularização da ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, utilizando-se de metodologia bibliográfica descritiva com abordagem quali-quantitativa e análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados apontaram quatro categorias de conteúdos postados: suspensão de atividades, divulgação de ações de combate à Covid-19, divulgação de pesquisas da universidade e divulgação de parcerias. Em relação aos comentários sobre as postagens, quatro categorias emergiram: reclamação, reconhecimento, cobranças e negacionismo. Contata-se que a UFS utilizou o marketing científico digital para promover a popularização da ciência e buscou consolidar a imagem de credibilidade de seus pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.