Internet e Mídias Sociais como Canais de Promoção de Integração e Cidadania

Elisa Cristina Delfini Correa, Jorge Moisés Kroll do Prado

Resumo


Apresenta uma análise teórico-prática do potencial da rede mundial Internet e das mídias sociais como canal para a integração e promoção da cidadania, tendo como ponto de partida teórico um breve levantamento bibliográfico que discute as características da sociedade da informação e do ciberespaço. Exemplifica a potencialidade de integrar e oferecer espaços para o exercício da cidadania a partir da análise da participação política do bibliotecário no movimento “Vem pra rua”, ocorrido no Rio de Janeiro, Brasil, em 2013. Introduz o trabalho uma observação teórica a respeito das redes sociais da Internet como propulsoras da organização de movimentos sociais, sustentada por Castells (2013), além de uma observação histórica da atuação política do bibliotecário brasileiro. Conclui que as mídias sociais representam um espaço aberto que favorece a integração e possibilita o exercício da cidadania on e off line.


Palavras-chave


Internet, Mídias sociais, Integração, Cidadania, Movimentos sociais.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.