Várzea de Marituba/Brasil: imagem e texto tecendo memórias e narrativas

Autores

  • Maria de Lourdes Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Regina Coeli Carneiro Marques Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2017v4n1c

Palavras-chave:

Fotografia. Edvaldo Damião. Cultura Anfíbia. Signo Indiciário. Várzea de Marituba do Peixe.

Resumo

Partindo do tema Fotografia e Cultura Anfíbia, o presente artigo se situa em uma área de confluência entre Memória Cultural e Informação. Logo, tem-se por objetivos: identificar as imagens captadas pelo fotógrafo Edvaldo Damião em 1991, em combinação com a leitura dos relatórios produzidos e organizados por Silva e Marques, respectivamente, em 1990 e em 1992; conferir visibilidade à Várzea da Marituba através das fontes visuais, escritas e orais; comparar as três formas de linguagens, de modo que elas dialoguem entre si fornecendo subsídios e complementaridade. Portanto, o signo indiciário se constituiu na metodologia de pesquisa, na medida em que se fez uso desses vestígios visuais, escritos e orais e se passou a preencher lacunas e vazios deixados pelo lastro temporal existente de 1991 a 2011, quando da realização da pesquisa de campo, pelas autoras deste artigo. Os resultados da pesquisa incidiram sobre um quadro de reflexões sobre o bem patrimonial (i)material, vinculado ao ecossistema identificado como a Área de Proteção da Várzea de Marituba do Peixe. Nesse sentido, compararam-se, de um lado, os registros visuais e escritos e, de outro, a oralidade da comunidade ribeirinha. As conclusões apontam para a necessidade de se estabelecer diálogos capazes de produzir reflexões e soluções sobre uma crise de alcance político e socioambiental que atinge não só o patrimônio natural, mas o patrimônio cultural dessas populações, onde moradia, saúde, alimentação e educação se fundem no bem-estar social.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência da Informação

Professora do Curso de Biblioteconomia

Instituo de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas

Regina Coeli Carneiro Marques, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Geografia

Unifersidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

DAMIÃO, E. A vida das lagoas. Jornal do IAB-5, Maceió, p. 6-7, 1991.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Companhia das Letras, São Paulo, 1990.

GUNN, P.; CORREIA, T. B. Industrialização brasileira e a dimensão geográfica dos estabelecimentos industriais. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, v. 7, n. 1, p. 17-53, maio 2005. Disponível em: <http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/134/118>. Acesso em: 15 maio de 2017.

LINDOSO, D. Interpretação da Província: estudo da cultura alagoana. EDUFAL, Maceió, 2005.

MARQUES, J. G. W. (Org). O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) do poder e o contra-rima dos deserdados: destruição e sobrevivência da Várzea da Marituba. [s. l.], NUPAUB/IDCR, 1992. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/RimadoPoder%20e%20o%20ContraRima080.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.

MARQUES, J. G. W. Pescando pescadores: ciência e etnociência em uma perspectiva ecológica. São Paulo: NUPAUB, 2001.

OLAVO, A. Memórias fotográficas de Canudos. Salvador: CNPq/Graphite Gráfica/ATO, 1989.

SILVA, T. E. (Coord.). As Várzeas Ameaçadas: um estudo de preliminar das relações entre as comunidades humanas e os recursos naturais da Várzea da Marituba no rio São Francisco. Aracaju: PPCAUB, 1990.

SILVA, T. E. M. Várzea da Marituba: uma abordagem sociológica. In: MARQUES, J. G. W. (Org). O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) do poder e o contra-rima dos deserdados: destruição e sobrevivência da Várzea da Marituba. [s. l.], NUPAUB/IDCR, 1992. Cap. 3, p. 69-89. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/RimadoPoder%20e%20o%20ContraRima080.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.

TADEU, T. Bibliografia comentada. Revista de educação biblioteca do professor, São Paulo, v. 6, n. 85, 2012.

TURAZZI, M. I. Iconografia e patrimônio: o catálogo da exposição de História do Brasil e a fisionomia da nação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009.

Downloads

Publicado

17/05/2017

Como Citar

Lima, M. de L., & Marques, R. C. C. (2017). Várzea de Marituba/Brasil: imagem e texto tecendo memórias e narrativas. Ciência Da Informação Em Revista, 4(1), 28–42. https://doi.org/10.28998/cirev.2017v4n1c

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports