Curso de Biblioteconomia da UFAL: uma trilha sobre sua memória histórica

Autores

  • Almiraci Dantas dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Maria de Lourdes Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n1g

Palavras-chave:

Curso de Biblioteconomia – UFAL. Memória Institucional – Curso de Biblioteconomia – UFAL. História institucional. Produção de Registros de Conhecimento.

Resumo

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, criado em 1998, se apresenta como uma alternativa para a formação de profissionais em Biblioteconomia para atuar na organização e disseminação da informação no âmbito da sociedade e de unidades de informação em Alagoas. Por ocasião dos 50 anos da UFAL, em 2011, o ICHCA instigou a necessidade do curso de Biblioteconomia de construir uma história da sua trajetória institucional. Logo, o curso de Biblioteconomia procurou, a partir de um projeto de pesquisa, construir uma trilha da sua memória institucional, pois a memória possibilita a formação e construção histórica, assim como também é uma extensão da informação e do conhecimento registrados. Em síntese, para a construção dessa memória foi realizada uma investigação por meio de fontes primárias e secundárias, tais como os documentos oficiais e extraoficiais (depoimentos de ex-coordenadores e coordenador, ofícios, projetos político-pedagógicos, portarias, resoluções, entre outros). Portanto, o resgate dessa memória institucional se inscreve na tentativa de se pensar a história da UFAL como a soma das histórias e/ou das memórias das suas respectivas unidades acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Santos, A. D. dos, & Lima, M. de L. (2014). Curso de Biblioteconomia da UFAL: uma trilha sobre sua memória histórica. Ciência Da Informação Em Revista, 1(1), 64–77. https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n1g

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.