Avaliando a usabilidade dos websites de editoras universitárias brasileiras

Autores

  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. http://orcid.org/0000-0003-2701-5432
  • Raphael Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Curso de Comunicação em Mídias Digitais do CCHLA
  • Caroline da Silva Marinho Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Curso de Biblioteconomia do CCSA
  • Héllida Gilliane de Medeiros Villar e Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Curso de Biblioteconomia do CCSA

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2018v5n2d

Palavras-chave:

Usabilidade. Editoras Universitárias. Recuperação de informação. Satisfação do Usuário.

Resumo

O presente artigo aborda a avaliação da usabilidade em websites de editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, trata-se de parte de uma pesquisa mais ampla, em andamento, com o objetivo de fomentar um estudo do panorama geral da situação dos websites das editoras universitárias no âmbito nacional. A metodologia empregada nesse estudo foi uma pesquisa quali-quantitava, com aplicação da metodologia para avaliação de usabilidade em ambientes digitais desenvolvida por Lima (2012). Os dados foram coletados nas páginas web de editoras universitárias, utilizando seus recursos de navegação. Os resultados estão expostos em gráficos para facilitar a apreciação, seguidos de análise de cada dos itens expostos, bem como de seus índices. Os resultados indicam uma insuficiência em atender de forma ideal as três frentes de estudo (eficiência, eficácia e satisfação), mas indicam que, de forma geral, os números apresentam um panorama positivo, demonstrando a contribuição das editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil no meio em que se inserem. 

Biografia do Autor

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em em Ciência da Informação (CCSA) e do Programa de Pós-Graduação Gestão nas Organizações Apredentes (CE),  líder do grupo de pesquisa iMclusos e pesquisadora dos grupos de Pesquisa Informação, Cultura, Imagem e Memória e  do Leitura, organização, representação, produção e uso da informação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Tecnologia

Raphael Ferreira de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Curso de Comunicação em Mídias Digitais do CCHLA

Graduando do curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participa como aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com enfoque na temática de Usabilidade  e é Membro do Grupo de Pesquisa Imclusos da UFPB.

Caroline da Silva Marinho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Curso de Biblioteconomia do CCSA

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Participa como aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com enfoque na temática de Usabilidade e Arquitetura da Informação. Atuou como estagiária na Editora Universitária UFPB e é Membro do Grupo de Pesquisa Imclusos da UFPB.

Héllida Gilliane de Medeiros Villar e Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Curso de Biblioteconomia do CCSA

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Participa como aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com enfoque na temática de  Arquitetura da Informação . Membro do Grupo de Pesquisa Imclusos da UFPB.

Referências

ABNT. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com computador – Parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002.

CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.28, n.3, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3>. Acesso em: 15 fev. 2017.

DIAS, C. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

ESTUDO sobre Web. Análise dos dados obtidos. A web 2.0. 2009.

FERREIRA, S. M. S. P.; SOUTO, P. C. N. A interface do usuário e as bibliotecas digitais. In: MARCONDES, C. H. et al. (Orgs.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: UFBA; Brasília, DF: IBICT, 2006. p. 187-204.

KRUG, S. Não me faça pensar: atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade web e mobile. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2014.

LEÃO, E.; SANTOS, R. A usabilidade e o caráter espacial do ciberespaço. Expressiva Comunicação e Educação, Rio de janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.expressivaonline.com.br/artigo.asp?idSelecionado=21&idTema=4>. Acesso em: 30 abr. 2017.

LIMA, I. F. Bibliotecas digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. 2012, 220f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

______. Bibliotecas digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

MINAYO; M. C. S.; SOUZA, E. R. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO; M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.) Avaliação por triangulação de métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. Cap. 2, p. 71-103.

NIELSEN, J. Designing Websites with authority: secrets of an information architecture. Indianápolis: New Riders, 1998.

______. Ten usability heuristics. 2005. Disponível em: <http://nptel.ac.in/courses/106103115/Handouts/M4L4.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

______.; LORANGER, H. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PEREIRA, F. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais: um estudo de caso. 2011, 122f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECID-8LAKHD/dissertacao_pdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 fev. 2017.

SEGAL, B. A short history of Internet protocols at CERN. 1995. Disponível em: <http://ben.web.cern.ch/ben/TCPHIST.html> Acesso em: 15 fev. 2017.

Downloads

Publicado

22/08/2018

Como Citar

Lima, I. F. de, Lima, R. F. de, Marinho, C. da S., & Silva, H. G. de M. V. e. (2018). Avaliando a usabilidade dos websites de editoras universitárias brasileiras. Ciência Da Informação Em Revista, 5(2), 42–53. https://doi.org/10.28998/cirev.2018v5n2d

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports