Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1c

Palavras-chave:

Arquivologia. Desinformação. Fake news. Competência em informação. Revisão bibliográfica sistemática.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo mapear as possíveis interseções entre o fenômeno Desinformação, a temática Competência em Informação e a Arquivologia no cenário nacional. O estudo foi desenvolvido por meio da Revisão Bibliográfica Sistemática na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Os resultados identificaram escassez de produção acadêmico-cientifica relacionando a Competência em Informação com a Arquivologia e no que tange à tríade Desinformação, Competência em Informação e Arquivologia não foi identificada nenhuma ocorrência, contudo evidencia-se a relação existente entre a Competência em Informação e a Desinformação no âmbito da Ciência da Informação. O resultado desta pesquisa pode contribuir de forma significativa tanto para a Arquivologia e Ciência da Informação como para a sociedade em geral, considerando que o fenômeno Desinformação ainda é pouco compreendido e vem de maneira genérica assolando a sociedade. Os resultados obtidos foram relevantes para confirmar que os preceitos da Competência em Informação, especialmente na perspectiva crítica, configuram-se como uma possibilidade tanto de combate, como de redução da desinformação na sociedade e no contexto arquivístico, sendo que a disseminação e a preservação de fake news bem como de outras formas de desinformação, poderão acarretar danos irreparáveis para a sociedade futura.

Biografia do Autor

Ana Roberta Pinheiro Moura, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (2015), Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (2019).  Integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, atuando nos temas: Competência em informação e fenômenos informacionais na Arquivologia, especificamente desinformação e fake news.

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, atuando principalmente nos temas: Competência em informação e fenômenos informacionais na Arquivologia, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e conhecimento (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital".Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade Em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento. 

Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

Moura, A. R. P., Furtado, R. L., & Belluzzo, R. C. B. (2019). Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Ciência Da Informação Em Revista, 6(1), 37–57. https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1c

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports