Tecendo um Olhar sobre o Profissional Arquivista na Universidade Federal do Pará

Renata Lira Furtado, Celineide Rodrigues Cavalcante

Resumo


Na sociedade contemporânea, a profissão de arquivista vem acompanhando com êxito os constantes avanços da tecnologia da informação e da comunicação, que ao inserir novos produtos no mercado de trabalho influenciam diretamente as funções e atividades dos arquivos e dos arquivistas. É responsabilidade do arquivista o controle, o tratamento, o acesso, a guarda e a administração de arquivos públicos e privados. Trata-se, portanto, de um profissional provedor da informação, que nos dias de hoje se tornou essencial como instrumento administrativo ou jurídico nas organizações, para o registro histórico de uma nação e o pleno exercício da cidadania. Com o objetivo de identificar a presença do arquivista na capital paraense, especialmente no contexto da Universidade Federal do Pará (UFPA), o presente trabalho propõe apresentar os motivos da alta rotatividade destes profissionais nesta Instituição. A partir da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, tem-se a apresentação da fundamentação teórica, e para a pesquisa de campo foi aplicado um questionário, que foi analisado utilizando a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O resultado da pesquisa aponta que existe uma alta rotatividade de arquivistas na UFPA, considerando que, atualmente, a maioria dos profissionais em atividade no cargo é de outros estados do Brasil e por dificuldades na adaptação, o alto custo de vida em Belém, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais e poucos profissionais para o pleno desenvolvimento do trabalho arquivísticos, assim que surgem melhores oportunidades de trabalhos, especialmente na sua terra natal, pedem exoneração do cargo na Universidade. As perspectivas são de que nos próximos anos esta alta rotatividade de arquivistas na UFPA possa mudar, considerando os egressos das primeiras turmas de Graduação em Arquivologia desta Universidade.

Palavras-chave


Arquivologia. Arquivista. Universidade Federal do Pará.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBOTT, A. The system of professions: an essay on the division of expert labor, Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

ALMEIDA, C. C. O Campo da Ciência da Informação: suas representações no discurso coletivo dos pesquisadores do campo no Brasil. 2005. 396 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências da Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.

BRASIL. Decreto nº 82.590, de 6 de novembro De 1978. Regulamenta a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de técnico de Arquivo. Acesso em: 5 de set. 2013.

______. Lei Nº 6.546, de 4 de julho de 1978: Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 5 de set. de 2013.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Código de Ética Profissional. 1996. Disponível em:. Acesso em: 01 de set. 2016.

DUCHEIN, Michel. La profesión de archivero entre el pasado y el futuro. Lligall: Revista Catalana d'Arxivística, Barcelona, n. 4, p. 13-24, 1991.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O Sujeito Coletivo que Fala. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 517-524, jul./dez. 2006.

ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

SOUZA, K. I. M. de. Arquivista, visibili-dade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília, Starprint, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Arquivo Central. Disponível em: . Acesso em: 05 de dez de 2014. 1997.






Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.