O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2h

Palavras-chave:

Rankings universitários. U-Multirank. RUF. Universidades brasileiras.

Resumo

A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quantitativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ranking internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a perspectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. Utiliza pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positivos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universidades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e em última análise, do sistema de educação do país.

Biografia do Autor

Janaina Lais Pacheco Lara Morandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda de Biblioteconomia da UFRGS, bolsista de iniciação científica.

Natália Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Biblioteconomia da UFRGS. Bolsista de iniciação científica.

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN UFRGS). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM UFRGS (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology (China, 2007-2008). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Madrid, 2016). Editora da revista Em Questão (2014 - ). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação Científica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração científica, análise de citação, análise de co-citação e rankings universitários.Tem experiência acadêmica e profissional na área de Planejamento, gestão e arquitetura de bibliotecas.

Downloads

Publicado

03/09/2020

Como Citar

Morandin, J. L. P. L., Silva, N. R. da, & Vanz, S. A. de S. (2020). O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 116–136. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2h

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports