Walter Benjamin: Inspirações para a Historiografia da Educação

Autores/as

  • Rafael Alexandre Belo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl2n03.2011.0011

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de apresentar princípios metodológicos e proposições teóricas para a história da educação a partir da leitura de Walter Benjamin. Consideramos como alicerces epistemológicos da presente construção: a concepção de tempo (Jetztzeit); a dimensão teológica; a concepção de história; a crítica ao progresso; e a concepção de experiência (Erfahung). A articulação desses princípios como elementos metodológicos demonstrou ser uma importante contribuição para investigações de grupos silenciados pela história oficial. 

Descargas

Biografía del autor/a

Rafael Alexandre Belo, Universidade Federal de Alagoas

Psicologia

Citas

BELO, Rafael A. Espiritualidade: dialógica e experimental. A perspectiva da psicologia fenomenológica existencial diante da espiritualidade humana. Maceió: Edufal, 2008.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In.: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994a. p. 114-119.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In.: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994b. p. 222-232

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In.: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994c. p. 197-221

BENJAMIN, Walter. N – Teoria do Conhecimento, Teoria do Progresso. In: ______. Passagens. Belo Horizonte: EditoraUFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. p. 499 - 530

BOLLE, Willi. “Um painel dom milhares de lâmpadas”. Metrópole e Megacidade. In.: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. p. 1141 - 1159

BUBER, Martin. Eu e Tu. 2ªed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FONSECA, Afonso Lisboa da. Nietzsche e a História. Notas da Palestra ministrada na disciplina Historiografia da Educação, do Mestrado em Educação Brasileira da Ufal. Maceió, 2008.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-19

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: um aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história.” São Paulo: Boitempo, 2005

NIETZSCHE, F. W. Considerações Extemporâneas II – Da utilidade e desvantagem da história para a vida. In.: NIETZSCHE, F. W. Obras Incompletas. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 273 – 287

NUNES, Clarice. Walter Benjamin: os limites da razão. In.: FARIA FILHO, L. M. (org.) Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.87-98

Publicado

2011-06-01

Cómo citar

Belo, R. A. (2011). Walter Benjamin: Inspirações para a Historiografia da Educação. Revista Crítica Histórica, 2(3). https://doi.org/10.28998/rchvl2n03.2011.0011