CURRÍCULO É RESPONSABILIDADE: DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA NA ITÁLIA

Autores

  • Flávio Santiago UNICAMP
  • Ana Lúcia Goulart Faria UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p89

Resumo

Este artigo traz algumas contribuições das experiências italianas discutidas recentemente no Congresso do Gruppo Nazionale Nidi e Infanzia (dias 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2016) na Universidade Milano Bicocca: Currículo é responsabilidade. Cabe salientar que não se trata de transferências e transposições de saberes da Itália para o Brasil, mas estabelecimento de trocas em que ambas as partes são autônomas em seus percursos históricos, considerando seus contextos específicos. A partir das discussões construídas durante o evento trazemos a problematização que está ocorrendo na Itália na construção de um currículo integrado para a educação das crianças de zero a seis anos. Ressaltamos a proposta de “orientações/indicações/diretrizes” voltadas às especificidades desta faixa etária garantindo o protagonismo das crianças no interior deste projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Santiago, UNICAMP

Pedagogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professor adjunto da Faculdade Zumbi dos Palmares no curso de Pedagogia e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP com bolsa FAPESP. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis , atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, relações raciais, relações de gênero.

Ana Lúcia Goulart Faria, UNICAMP

Desde 1984 é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Tem publicações, pesquisas e orientações de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, com ênfase em Educação Infantil de 0 a 6 Anos, atuando principalmente em educação infantil em creches e pré-escolas, sociologia da infância , infância e relações de gênero, formação docente para a 1ª etapa da educação básica em creches e pré-escolas, parque infantil, crianças pequenas e culturas infantis. Desde a finalização do pós-doc (bolsa PDE/CNPq) na Università degli Studi di Milano-Bicocca, em setembro de 2010 é membro do Colégio Docente de Doutorado da mesma.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart. CURRÍCULO É RESPONSABILIDADE: DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA NA ITÁLIA. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 89, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p89. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2408. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)