DESENVOLVIMENTO E IMPRESSÃO 3D DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS PARA VISUALIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Development and 3D Printing of Industrial Equipment for Visualization and Simulation of Processes in University Extension
Felipi Luiz de Assunção Bezerra
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Sidmara Bedin
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Lucas Bonfim Rocha
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Larissa Maria Fernandes Gatti
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Pricila Marin
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Ana Maria da Cruz Ferrari da Cruz Ferrari
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Silvia Priscila Dias Monte Blanco
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Myrtis Katille de Assunção Bezerra
Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de nutrição
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v22.18697
Palavras-chave: Impressão 3D., Processos Químicos, Prototipagem de equipamentos., Extensão, Engenharia
Resumo
A impressão 3D tem contribuído para o avanço da engenharia química, oferecendo soluções inovadoras para desafios industriais. Além de sua aplicabilidade industrial, ela também é uma ferramenta relevante no ensino. O objetivo deste estudo foi explorar o uso da impressão 3D no desenvolvimento de equipamentos industriais, com foco no treinamento de operadores e na adaptação às novas tecnologias, além de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas em engenharia química. O projeto de extensão, desenvolvido na Universidade de Londrina, envolveu alunos do Ensino Médio e da universidade. O processo incluiu a seleção de equipamentos industriais relevantes, modelagem 3D utilizando CAD, otimização para impressão 3D, impressão de protótipos, testes de validação e simulação de operações industriais com realidade aumentada e virtual. O uso de ferramentas como ChatGPT e Consensus auxiliou na correção linguística e precisão das fontes científicas. A impressão 3D mostrou-se eficaz no ensino de engenharia química, proporcionando uma compreensão mais prática e imersiva de equipamentos industriais. Modelos impressos permitiram a visualização de operações unitárias, como troca térmica, e facilitaram o aprendizado de processos industriais por estudantes do Ensino Médio (n=650). A experiência também despertou interesse por carreiras tecnológicas e integrou teoria com prática de forma inovadora. A impressão 3D se revelou uma abordagem eficaz no ensino de engenharia química, promovendo aprendizado ativo e desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais, com uma experiência mais concreta e imersiva no aprendizado de conceitos complexos.
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Biografia do Autor
Felipi Luiz de Assunção Bezerra , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas
Sidmara Bedin , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Pós-doutora em Engenharia Civil
Lucas Bonfim Rocha , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Pós-doutorado em Engenharia Química
Larissa Maria Fernandes Gatti , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Doutorado em Engenharia Química
Pricila Marin , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá.
Ana Maria da Cruz Ferrari da Cruz Ferrari , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá
Silvia Priscila Dias Monte Blanco , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá
Myrtis Katille de Assunção Bezerra, Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de nutrição
Doutora em ciências de saúde pela Fiocruz de Pernambuco
Referências
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