Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Uma perspectiva sociológica.

Autores

  • Maria Paula Vilhena Mascarenhas Universidade do Minho
  • Cristiana dos A. Fernandes Costa Universidade do Minho

Palavras-chave:

responsabilidade social e ambiental, marketing social, rótulos ambientais.

Resumo

Até que ponto a intervenção humana, na área da produção, está a ter em conta a problemática do ambiente? O objetivo do estudo consiste em saber se os atores sociais das empresas agem de forma consciente, escolhendo um caminho árduo em consonância com um desenvolvimento sustentável ou se optam por um crescimento sem a preocupação com as consequências das suas atividades no Ambiente. Revelando-se assim, essencial a análise entre a Responsabilidade Ambiental e o Marketing Social a partir dos Rótulos Ambientais. De fato, as empresas têm preocupações ambientais, tendo como base o uso racional dos recursos naturais. E é, sem dúvida, a reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos consumidores, a grande tendência para diminuição do impacto ambiental das empresas. Porém, estas preocupações ambientais incidem essencialmente na sobrevivência empresarial, a questão ambiental nas empresas já não é apenas um altruísmo ligado à biosfera, mas também um requisito aos novos moldes de produção. Poder-se-á dizer que o impacto externo, meios pelos quais tomam conhecimento, acerca das questões ambientais, influenciam as escolhas das empresas.

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Publicado

16/05/2018

Como Citar

Mascarenhas, M. P. V., & Costa, C. dos A. F. (2018). Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Uma perspectiva sociológica. Latitude, 5(2). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1013

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Sociologia e Currículo