Discriminação Contra Jovens Lésbicas em Contexto Escolar

Autores

  • Liliana Rodrigues CIS-IUL, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • João Manuel de Oliveira Universidade do Porto
  • Conceição Nogueira Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2015.n.1.1808

Palavras-chave:

discriminação, jovens lésbicas, escola, cidadania

Resumo

O presente artigo teve como objetivo elaborar uma resenha teórica sobre a forma como as escolas e seus/suas profissionais se posicionam relativamente à cidadania de jovens lésbicas. Em primeiro lugar, apresentámos as características do ambiente escolar para os/as jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgénero. Depois, mostrámos como as pessoas com orientações sexuais e identidades de género não normativas são vistas e reconhecidas pelos seus pares e pelos/as professores/as, auscultando, em particular, as experiências de jovens lésbicas no contexto escolar. Por fim, discutimos sobre o modo como podemos contribuir para uma escola mais inclusiva que fomente a diversidade e a cidadania ativa de jovens lésbicas.

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Publicado

15/05/2018

Como Citar

Rodrigues, L., Oliveira, J. M. de, & Nogueira, C. (2018). Discriminação Contra Jovens Lésbicas em Contexto Escolar. Latitude, 9(1). https://doi.org/10.28998/lte.2015.n.1.1808

Edição

Seção

Artigos