Fenomenologias de Edmund Husserl e Alfred Schütz em contribuição à metodologia sociológica

Autores

  • Marina Félix de Melo ICS - UFAL

Palavras-chave:

Fenomenologia, Metodologia das Ciências Sociais, Husserl, Schütz.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir algumas das contribuições de Edmund Husserl (1859-1938) e Alfred Schütz (1899-1959) para estudos metodológicos na perspectiva fenomenológica. Busca-se entender porque a fenomenologia é desenhada por formatos diferentes em um olhar que se volta mais à análise filosófica e, outro, mais sociológica, ou mesmo como Schütz apresenta a relação que a filosofia de Husserl tinha com a sociologia.

Biografia do Autor

Marina Félix de Melo, ICS - UFAL

Marina Félix de Melo é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutora em Sociologia pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu tese de doutorado sobre a Profissionalização nas Organizações Não-Governamentais e dissertação de mestrado (2009) sobre a Missão das ONGs. Sua graduação é em Ciências Sociais (2006), com tema de pesquisa também focado no Terceiro Setor. 

Referências

ALEXANDER, Jeffrey C. Twenty Lectures: Sociological Theory Since World War II. New York: Columbia University Press, 1987.

HEGEL, Friedrich. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.

KEARNEY, Richard. Poetics of Imagining: From Husserl to Lyotard. New York: Routledge, 1993.

OUTHWAIT, Willian; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1996.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História a Filosofia: do romantismo até nossos dias. 2.ed. São Paulo: Paulus. vol. 3, 1991.

SCHÜTZ, Alfred. “Bases da Fenomenologia”. In: WAGNER, Helmut R [org]. Fenomenologia e Relações Sociais [Textos Escolhidos de Alfred Schütz]. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1979.

WOLFF, Kurt H. “Fenomenologia e Sociologia”. In: BOTTOMORE, Tom; NISBET, Robert [orgs]. História da Análise Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1980.

Downloads

Publicado

15/05/2018

Como Citar

Melo, M. F. de. (2018). Fenomenologias de Edmund Husserl e Alfred Schütz em contribuição à metodologia sociológica. Latitude, 10(1). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2233

Edição

Seção

Artigos