Cultura estudantil dos músicos e maestro de orquestra: teoria, práxis, performance e erro

Autores

  • tamara de souza campos UNESA

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.4348

Palavras-chave:

etnografia, culturas estudantis, músico, ethos, performance.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a cultura estudantil dos sujeitos que habitam uma escola de Música de uma universidade pública do Rio de Janeiro, a fim de compreendermos o sistema de valoração desses nativos, seu ethos e estilo de vida. Teoria, práxis, performance e erro são categorias que serão analisadas, tendo surgido a partir de observação participante, sendo sugeridas pelas sucessivas imersões no campo, vivências e diálogos dos sujeitos de pesquisa. A pesquisa de campo teve duração de quase dois anos. A escuta ativa musical é condição sine qua non para conviver com os pares, implicando teoria e técnica para seu exercício. Tal escuta é requerida dos músicos mesmo antes do ingresso na universidade, a partir de testes de solfejo, ditado e harmonia musical conjugados com o exame de acesso a instituição de ensino, ajudando a explicar o porquê dessa ocupação se situar num espaço limítrofe, de imbricada interseção entre os conceitos de ofício e profissão.

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Biografia do Autor

tamara de souza campos, UNESA

Professora de Comunicação Social da Unesa, doutora em Memória Social (UNIRIO).

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Publicado

2019-03-23

Como Citar

CAMPOS, Tamara de souza. Cultura estudantil dos músicos e maestro de orquestra: teoria, práxis, performance e erro. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 81, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.4348. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/54. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"

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