Estágio supervisionado de língua espanhola: seleção/elaboração de materiais didáticos, competência sociocultural e dimensão digital das aulas de espanhol (Relato de experiência)

Autori

Parole chiave:

Estágio de língua espanhola, Seleção de material didático, Competência sociocultural, Dimensão digital

Abstract

Resumo: o relato de experiência em questão foi desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado 4 do curso de Letras Espanhol EaD da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, no semestre letivo 2023.2. As discussões desenvolvidas no decorrer das aulas ministradas da disciplina, em diálogo com as práticas realizadas em sala de aula, nortearam a composição de um relato que culminou na reflexão de temáticas como a seleção e elaboração de materiais didáticos, a competência sociocultural e a dimensão digital das aulas de espanhol. Para isto, recorreu-se ao aporte teórico de Muñoz-Basols e Gironzetti (2019), Guillén Díaz (2004), Miquel López (2004) e Herrera Jiménez (2019). Por meio do diálogo entre o aporte teórico trazido na disciplina e as práticas realizadas no decorrer do estágio, foi possível lançar novos olhares sobre estas temáticas e questões, frequentemente presentes na sala de aula de língua espanhola, consolidando e reestruturando a formação docente para a aquisição de novos sentidos e práticas.

Downloads

Biografie autore

Lucas Eduardo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do curso à distância em Letras Espanhol na Universidade Federal de Alagoas.

Jozefh Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

...

Riferimenti bibliografici

GUILLÉN DÍAZ, Carmen. Los contenidos culturales. In: SÁNCHEZ LOBATO, Jesús; SANTOS GARGALLO, Isabel (Org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madri: SGEL, 2004.

HERRERA JIMÉNEZ, Francisco José. La dimensión digital del aula de español. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.

MIQUEL LÓPEZ, Lourdes. La subcompetencia sociocultural. In: SÁNCHEZ LOBATO, Jesús; SANTOS GARGALLO, Isabel (Org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madri: SGEL, 2004.

MUÑOZ-BASOLS, Javier; GIRONZETTI, Elisa. Selección y elaboración de materiales didácticos significativos. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.

Pubblicato

2025-05-06

Come citare

COSTA, Lucas Eduardo; QUEIROZ, Jozefh. Estágio supervisionado de língua espanhola: seleção/elaboração de materiais didáticos, competência sociocultural e dimensão digital das aulas de espanhol (Relato de experiência). Revista Areia, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 77–88, 2025. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/18168. Acesso em: 13 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Relatos de Experiência